Voto secreto
Mais uma vergonha "nacional". Na contramão da democracia e da transferência, o Congresso Nacional, no que se refere à escolha dos presidentes, ainda mantém a vergonhosa atitude de se utilizar de votos secretos com o objetivo de esconder a safadeza do candidato e, ao mesmo tempo, do votante. É claro que malfeitores tendem a votar nos seus pares. Sendo assim nenhum desses "representantes do povo" vai escancarar suas preferências, tanto para Câmara Federal quanto para o Senado; ambos com fichas tão sujas que não se encontra sequer um açozinho para enumerar mais sujeiras. Enquanto continuarmos assistindo, pacificamente, a esses desatinos, nada será mudado!
WILSON OLIVEIRA TRINDADE (bacharel em Direito) – Londrina

‘Morcegos’
Na eleição do senador Renan Calheiros para presidência do Senado, o senador José Sarney retrata fielmente o baixo nível e o populismo do PT, conservando o "curral" eleitoral. Aliás, comparam-se a morcegos: sugam suas vítimas e depois as abandona. Em contrapartida, abonam a conta de luz (cortesia com chapéu alheio), aumentam os combustíveis, prejudicando o povo. O PMDB é uma vergonha para a nação, surgiu nas "Diretas já" como esperança de mudança, depois tornou-se um "capacho" para os insaciáveis petistas. Frustração para os eleitores que perdem as esperanças de melhorias.
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) – Londrina

Juventude perdida
Quanta tristeza para um país. Quantas vidas de nossos jovens precisaram ser sacrificadas para se fazer o que é básico em eventos, a segurança. Infelizmente, no Brasil não acontece nada com ninguém porque presos mesmo estarão os jovens que perderam a vida e seus entes queridos que morreram junto com eles. Corpo de Bombeiros e prefeitura de Santa Maria (RS) fechem suas portas e tirem férias coletivas. As lágrimas de nossas autoridades não valem nada depois do ocorrido. Brasil sem miséria é país que não perdem nossos jovens por incompetência.
MANOEL JOSÉ RODRIGUES (assistente administrativo) - Alvorada do Sul

Eleitor consciente
Quero parabenizar e enaltecer o eleitor araponguense pelo amadurecimento político demonstrado na última eleição para prefeito e vereador. O eleitor queria mudar, renovar, deixando de lado as tradicionais lideranças políticas do município. Prevaleceu, portanto, a manifestação popular que atuou como "um rolo compressor". Isso prova que o voto é soberano e decisivo e, realmente, mudou totalmente a política araponguense, provando que o povo quando quer faz acontecer. Agora é desejar boa sorte aos novos governantes e que façam uma profícua administração.
EDUARDO ZANIN (professor) - Arapongas

Santa ingenuidade
Não sei se é trágica ou cômica a manifestação do leitor Luiz Edgard Bueno (Opinião, 2/2) defendendo a reeleição da presidente Dilma Rousseff, só por verter alguma lágrima dissimuladamente comovida em Santa Maria (RS). O fato não vai além de mais uma oportunidade promocional para angariar votos, estando já visivelmente em campanha. Se houvesse política séria e administração rigorosa a tragédia ocorrida em Santa Maria teria sido evitada. Enquanto isso a saúde está esfrangalhada com pacientes morrendo nas filas de hospitais; a educação pública precária; nossas rodovias esburacadas e sem segurança, à exceção daquelas sob pedágios extorsivos; não se faz a reforma política, a tributária, a revisão do ônus empresarial, cuja carga inibe novas contratações. É o país em que se paga mais impostos sem retorno adequado porque se desviam recursos públicos.
A ingenuidade grassa explicando eleições de "Lulas", "Demóstenes", "Sarneys", "Barbosas Neto", "Renan Calheiros", etc.
JOMAR CORDEIRO DA SILVA (advogado) – Rolândia

mockup