OPINIÃO DO LEITOR
Preservar o Bosque
Vim para Londrina em 1957 e frequentava o Bosque sempre que podia. Ia ver os macaquinhos fazer suas artes e dar-lhes pipocas e bananas, se bem que era proibida essa prática. Havia ainda quatis, cágados, tartarugas e as barulhentas araras. Os idosos passavam horas a fio jogando carteado, trilha, xadrez e dominó. Os meninos dos prédios adjacentes, jogavam futebol de salão e não usavam drogas. Havia um banheiro para ambos os sexos e um abnegado zelador. As aves já dominavam o espaço e alguém levava-lhes quirera de milho. Em dezembro, resolvi vistoriar o Bosque. Vi por lá uma confraria de indigentes tomando cachaça, fumando maconha e cigarros, fazendo necessidades em qualquer parte. Árvores cortadas e não removidas. O logradouro deveria ser fechado, com apenas uma entrada e saída, e com um zelador. Já o espaço que o divide ao meio, deveria ser reflorestado com árvores frondosas, como as conheci há 55 anos, um verdadeiro oásis em meio a tanta poluição.
MAURÍCIO FERNANDES LEONARDO (poeta) - Ibiporã
Lei da Palmada, quem está correto?
Se fizermos uma análise do homem de ontem para o homem de hoje, dá para saber se as palmadas foram assim tão cruéis como estão pintando. Se trouxe algum trauma no passado, até acredito. Mas já pararam para ver os traumas e estragos que elas estão fazendo no presente pela sua ausência por causa da lei? Lei esta que não cumpre suas diretrizes, talvez por falta de condição do Estado que tirou o direito do pai de educar o filho sem criar alternativa que desse uma solução. Não estão cometendo um erro ainda maior? No meu ponto de vista, não melhorou em nada. Não é mais fácil punir o exagero do que criar uma lei proibindo o pai de corrigir seu filho? Não seria bom fazer uma análise da situação atual conferindo com a anterior? Pois as coisas não estão bonitas de se ver e me parece que cada dia está pior. A falta de educação dos adolescentes é algo que precisa ser vista com mais atenção, pois em algum lugar devemos ter errado e muito. Senhores legisladores e educadores, prestem atenção.
SEBASTIÃO CALMEZINI (comerciante) - Londrina
Ranking da CBF
A CBF usa um ranking de clubes para definir a quantidade de vagas de cada Estado na Copa do Brasil. Logo, ela não utiliza ranking para determinar a participação de uma ou outra equipe, diretamente. A indicação dos participantes vem, na verdade, das federações estaduais. Como a Federação Paranaense de Futebol nunca indicou ninguém sem ser por critérios técnicos - a prova é de que o Paraná Clube raramente participa da Copa do Brasil - foram 4 em 7 anos - acreditava-se que a quarta vaga seria do Cianorte. Mesmo porque propagou-se aos quatros ventos que a saída de Onaireves Moura, da FPF, significava um avanço de conduta. A FPF indicou para participar da Copa do Brasil 2012 o Coritiba (campeão estadual de 2011), o Atlético (vice-campeão), o Operário (3º colocado); e, incrível, o Paraná Clube (11º colocado). O Cianorte (4º colocado e campeão do Interior em 2011) é muito bonzinho e aceita tudo. Não há dúvida que era caso para uma boa briga no tribunal. Mas não nesse da FPF que tem reformado todas as suas decisões em instância superior.
MARCO ANTONIO DE PAULA FRANCO (cartorário) - Cianorte
'Já que o mundo vai acabar..'
''Iluminado'', essa foi a palavra que encontrei para parabenizar o grande jornalista Walmor Macarini pela preciosidade do artigo ''Já que o mundo vai acabar...'' (Espaço Aberto, 5/1). Difícil encontrar melhor definição diante de tamanha inspiração. Parabéns à FOLHA.
ANTONIO EUGENIO BRAZZALE (empresário) - Londrina
As cartas devem ser digitadas, ter no máximo 700 caracteres (10 linhas) e vir acompanhadas da fotocópia do RG, nome completo, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal.
E-mail: [email protected]





