Reforma Política

É de estarrecer como caminham as coisas nesse gigante adormecido chamado BRASIL, que atualmente passa por uma crise sem precedentes em toda sua história provocada pela devastadora pandemia, além dos milhões de desempregados que continuam a proliferar sem controle por todo o território continental desta grande nação.

Diametralmente oposto, está à classe política em todos os níveis, ou seja , da vereança até o Poder Executivo (planalto), passando pelo Congresso Nacional, reflexo disso se retrata na extensão descomunal de privilégios e mordomias existentes desde as Câmaras Municipais até o ápice do poder na Presidência da República, alcançando inclusive o Poder Judiciário. A reforma política enviada ao Congresso pelo Poder Executivo, em data recente, é o retrato fiel do que disse em época imemorial o gênio italiano MICHELÂNGELO, assim asseverando: "tudo está dentro da pedra, só se raspa as saliências desnecessárias". Parafraseando o brocardo do referido gênio, dentre tantos, basta citar dois pontos: a) A indigitada reforma, ignorou por inteiro o astronômico número do Parlamento brasileiro (594), cujo custo chega a ser um dos mais caros do mundo; b) O excessivo número de pequenos municípios brasileiros cujas receitas de tão exíguas sequer sejam suficientes bastante para cobrir os gastos indispensáveis com o Poder Legislativo Municipal próprio, tudo ao dispêndio da mais densa, esplêndida e árdua carga tributária que pesa sobre os ombros do povo brasileiro atualmente.

Antonio Francisco da Silva (advogado) - Ibiporã

***

Espaço Aberto

Oportuno e incisivo o artigo de Antonio Valeriano Antunes Lopes (“Era uma vez a Lava Jato”), publicado em 16/9 neste jornal. Faltou, no entanto, incluir o presidente Jair Bolsonaro entre os membros do “crime organizado” que está sabotando a operação. Pois foi Bolsonaro que, afrontando a tradição do Ministério Público, nomeou Augusto Aras para chefiar a Procuradoria-Geral da República. Aras não o decepcionou, agindo como, na definição do autor, “executor” do desmonte da Lava Jato. Teria sido didático também ter mencionado o silêncio cúmplice dos apoiadores do presidente, que procede na contramão do que prometia.

José Antonio Pedriali (jornalista) - Londrina

ERRATA

Ao contrário do publicado no caderno Economia nesta quinta (17), a decisão do juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara da Fazenda Pública, de autorizar bar a funcionar sob atividade secundária de lanchonete, casa de chá, de suco e similares, Se aplica a somente um estabelecimento específico que impetrou mandado de segurança com tutela de urgência de forma individual, e não a todos os bares da cidade.

***

MEMÓRIA

18 DE SETEMBRO DE 2012

Cornélio Procópio faz campanha pelo voto consciente

A Justiça Eleitoral de Cornélio Procópio, que inclui os municípios de Leópolis e Sertaneja, está fazendo uma campanha pelo voto consciente. A campanha conta a adesão de representantes de clubes de serviços, diretores de escolas, universidades e outras entidades locais. O juiz eleitoral Renato Cruz Oliveira Junior reconhece que o eleitor está um ''pouco desmotivado'' com tanta denúncia de corrupção contra políticos, mas justifica que não é a omissão que vai resolver os problemas. ''Se a população não participar, ela vai ter poucos elementos depois para cobrar desse político uma conduta mais coerente'', afirma. O cartório eleitoral iniciou uma série de visitas às escolas públicas estaduais para orientar os adolescentes que vão votar pela primeira vez. A justiça ainda produziu um panfleto sobre o voto consciente, que está sendo distribuído à toda população, que traz informações sobre como utilizar a urna eletrônica. Esta é a segunda vez que a Justiça Eleitoral em Cornélio Procópio realiza a campanha pelo voto consciente.