4 de abril
Independentemente da decisão do STF (Superior Tribunal Federal), cada brasileiro que deseja ver e viver no Brasil, deve exercitar a cidadania de ser honesto em todas as questões e em todos os dias. De que forma? Todos que pendem para o lado obscuro das coisas, são uma minoria em relação às pessoas que desejam ver seus deveres na honestidade em todos os sentidos. Diante disto, temos o dever de ordeiramente, não permitir que seja perpetuada a famigerada frase "levar vantagem em tudo". Somos pessoas de livre arbítrio, para escolher o rumo de nossas vidas, porém em momento algum temos o direito de não sermos honesto, pois uma simples infração que recorremos, e sabemos que a opinião da maioria das pessoas é contra a atitude tomada, é o suficiente para agigantar a corrupção desenfreada que acaba com uma nação. Somos seres humanos suscetíveis ao erro? Sim, mas por isso que o nosso bom Deus nos concedeu o livre arbítrio, para analisar e fazer as coisas de maneira correta. Que o dia 04/04/2018, seja o início de uma nova nação que irá sempre analisar e fazer o que seu juízo assim o determinar, porém com a certeza de responder por cada ação tomada.
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA (professor) - Londrina

Idade escolar
Em notícias nesta semana, falou-se que na França o presidente está reduzindo para 3 anos de idade o início das atividades escolares. Há multa para os responsáveis pelo não cumprimento de tal medida, pois é motivo de muita vergonha e constrangimento (cultural) aos pais quando a criança, em idade escolar, é encontrada fora da escolas. Aí não pude deixar de pensar no nosso Brasil. Lá o presidente aprimorando ainda mais a educação, aqui, para dizer só um item, o presidente despendendo seu expediente em "articular" ministérios para comprar apoio à mais uma blindagem de corrupção. Aqui é terceiro mundo mesmo, temos que admitir, e continuará sê-lo, por mais que isso nos enoje. E sabem por quê? Porque é exatamente a falta de educação do nosso povo, que faz com que esses tipos de políticos assumam o poder. A solução estaria na inversão na ordem de valores: primeiríssimo lugar educação, para que o cidadão com formação, cuidasse do resto. Vou repetir o que todos sabemos, mas é necessário insistir: se colocássemos creches e mais escolas à disposição de nossas crianças, tirando-as das ruas por meio de medidas certeiras, em pouquíssimos anos, com toda certeza, mudaríamos o quadro de violência de nosso País.
JOSÉ ROBERTO BRUNASSI (advogado) - Londrina

■ As car­tas de­vem ter no má­xi­mo 700 ca­rac­te­res e vir acom­pa­nha­das de no­me com­ple­to, RG, en­de­re­ço, ci­da­de, te­le­fo­ne e pro­fis­são ou ocu­pa­ção. As opi­niões po­de­rão ser re­su­mi­das pe­lo jornal. E-­mail: opi­niao@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br