OPINIÃO DO LEITOR
Transmídia
Sinceramente iniciei a leitura por causa do radinho de pilha descansando solitariamente no assento do Couto Pereira (quase certeza que é de lá).... Que categoria essa leitura do futebol paranaense em três atos (Especial Transmídia, 10/03)! Parabéns, viajei... Sinceramente! Até cliquei meu radinho vintage (made in China) pra ilustrar minha surpresa com tão cativante reportagem!
JOÃO CÂNDIDO DA SILVA NETO (técnico eletricista) Santo Antônio da Platina (via Facebook)
Desinteresse político
Parabéns, estagiário Matheus Camargo, pela matéria "Desinteresse pela política estudantil" (Cidades, 07/03) divulgando a pesquisa, com estudantes, sobre política. Lamentável o desinteresse, trata-se do futuro do País. Lembro-me da frase: "Brasil, ame-o ou deixe-o!". Falha dos pais, professores; não podemos nos calar diante das mazelas, desgoverno, corrupção que assola nossa cidade e o País! Sejamos unidos, patriotas! Procuro fazer a minha parte, não tenho obrigação de votar, porém voto, denuncio, procuro mobilizar os amigos, para nunca mais votar nesses políticos que nos enganam, afundam a cidade, o Estado, e o País! Vamos mudar. Reeleição? Nunca mais! Não basta verificarmos o comércio fechando as portas, indústrias e empresas mudando-se? Desemprego aumentando? Culpa desses incompetentes que enriquecem nos enganando. O pior cego é o que não quer enxergar! Jovens, precisamos de vocês! Não se omitam, participem, mostrem seu valor, sejam cidadãos!
MOISÉS DOS SANTOS (entregador de gás) Londrina
Cavalgada da Sociedade Rural
Agora Londrina está uma verdadeira "m", literalmente. A cavalgada promovida pela Sociedade Rural mais uma vez promoveu um espetáculo de descaso com a cidade não recolhendo os estrumes deixados pelos seus participantes, ou melhor, pelos cavalos. A CMTU compactua, todos os anos, com este desleixo deixando a limpeza por conta da natureza ou por nós moradores das ruas por onde passaram. Até quando Sociedade Rural e CMTU teremos que suportar este desrespeito? Eu e minha família já decidimos: só visitaremos as futuras exposições de Londrina quando as cavalgadas forem organizadas e limpas.
ADÃO WAGNER RISSETTO DE ARAÚJO (empresário) Londrina
Mundo paralelo
A coluna A Cidade Futura, do professor Marco Rossi (Geral, 08/03), foi na mosca: "Nenhuma instituição é um mundo paralelo...Todo poder instituído deve se abrir às críticas e se perceber momento da vida social". Nada mais oportuno para falarmos sobre a UEL, que parece um mundo paralelo num universo metafísico. O mesmo autor que clama pela democracia, assinou carta de repúdio à indicação do vereador Filipe Barros como representante da Câmara Municipal no Conselho Universitário, apenas porque o vereador tem pensamento conservador, diferente do pensamento do professor e da grande maioria dos professores da UEL, principalmente dos cursos de Ciências Humanas. Ou seja, é democrático se pensar igual a eles. Agora a UEL pretende lançar um curso sobre "O golpe de 2016". Pelo título, criado como um axioma, vê-se o mundo paralelo ao qual a UEL está inserida, já que várias pesquisas indicam que a grande maioria do povo brasileiro não acredita nessa narrativa do "golpe". Se o título fosse algo como "Impeachment de Dilma: Golpe ou não?", seria mais honesto. Não percamos o gancho do nosso professor: nenhuma instituição pode ser um mundo paralelo. UEL, vamos usar melhor o dinheiro público.
PEDRO HENRIQUE MIRANDA (professor) - Curitiba
■ As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação. As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. E-mail: opiniao@folhadelondrina.com.br





