Brasil vive uma das maiores crises financeiras dos últimos anos e continua cobrando um valor mínimo de compensação financeira em exploração mineral. Enquanto o Brasil cobra 2% do faturamento liquido em minério de ferro, zinco, cobre, países como Austrália, China e Indonésia, cobram mais do que o dobro de seus produtores locais. Ainda mais absurdo são os dados apresentados em um estudo legislativo brasileiro demonstrando que no setor mineral, não existe participação especial e a compensação financeira arrecadada do setor mineral foi 35 vezes menor do que o petróleo, para a união, estados e municípios. Até quando prefeitos, governadores e o presidente permitirão que sejam sugadas e enviadas ao exterior toda riqueza mineral sem nenhuma compensação satisfatória? Contraditório que há 200 anos, na inconfidência mineira, Tiradentes foi enforcado por protestar contra a cobrança de 20% de impostos sobre o ouro em Minas Gerias que era levado para Portugal e atualmente o Estado brasileiro e seus produtores nacionais recebem uma ínfima parte desse valor sem nenhuma revolta ou indignação.

Daniel Marques (historiador) Peçanha MG

Corrupção X política

A narrativa da corrupção no Brasil tem escondido o fato de que o termo tem sido utilizado como equivalente de política pura e simplesmente. O mundo da política, no seu todo, é historicamente visto como um mundo podre, de interesses escusos e de uma certa elite que age sempre em favor próprio. Bolsonaro, nesse sentido, nunca foi anticorrupção, mas significou a chegada ao centro do poder dos grupos que assim pensam, ou seja, que, de certa forma, rejeitam os idealismos da modernidade política (cidadania, representação, igualdade, liberdade, etc.), vistos pela população, com boa dose de razão, como cinismos de um determinado grupo sem escrúpulos. Essa equiparação entre "corrupção" e "política" fica bem clara em "Sistema detonaria Moro mais dia menos dia, diz Rosangela sobre marido sob Bolsonaro", publicada dia 27 de novembro de 2020 nesta Folha." O sistema", esta coisa político-corrupta sem definição, soa como um bicho papão, que engole a tudo e todos, menos os paladinos da moral e dos bons costumes...

Daniel Guerrini (professor UTFPR) Londrina

***

MEMÓRIA

30 de Novembro de 2000

Licitação adquire lote de 54 mil e 500 pacotes de pipoca doce

Licitação foi feita pela Secretaria de Ação Social de Londrina para o dia das Crianças e ainda restam cerca de 25 mil unidades no almoxarifado da prefeitura. A quantia comprada foi 50 vezes maior que a necessária. O erro, segundo explicação da secretária Mitui Ishikawa Martins, foi cometido por um funcionário da secretaria, que discriminou as unidades necessárias sem observar que cada pacote continha 50 unidades. A secretária considerou benéfico o erro pois, pela falta de verbas da prefeitura, as pipocas serão distribuídas nas festas de fim de ano.