Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR -  Vereadores
| Foto: Roberto Custodio

Sobre a reportagem "Doze vereadores de Londrina devem buscar vagas na AL e Câmara Federal" (Folha de Londrina, 14/01/2022). A história se repete. Doze candidatos, certamente a maioria para deputado estadual, após apuração nenhum eleito. Além deles tem os paraquedistas que “ roubam” votos locais, alguns se elegem. No final se reelegem os atuais.

Os vereadores retornam à Câmara frustrados, provavelmente muitos não se reelegem para vereadores em 2024.Quem perde por não aumentar a representatividade Londrina? Daqui quatro anos teremos novas eleições e a bobagem se repetirá.José Antônio Fontes (administrador de empresas) Londrina

Racismo

Quero fazer três comentários ao texto do dr. João dos Santos Gomes Filho, publicado dia 21 de janeiro, no Espaço Aberto. Embora as ideias que defenda sejam diametralmente opostas às minhas, tenho por hábito ler seus textos, bem como dos outros dois articulistas deste espaço, que seguem a mesma linha. Então vejamos. 1º comentário - homofobia, machismo, misoginia e xenofobia não são classificados como "anomalias genéticas", não há nenhum cromossoma que assim os defina. Na realidade são comportamentos adquiridos através do meio no qual se habita. Esta é minha área profissional, sei bem disso. 2º comentário - os brancos europeus realmente se aventuraram além mar, mas não adentraram o continente africano para "caçar e escravizar " os seus habitantes. Foram os próprios monarcas africanos que caçaram, escravizaram e venderam os seus inimigos, vencidos em lutas internas, para o homem branco que chegava em busca de novos produtos. Assim fazendo, estes monarcas apropriavam-se das terras daqueles que eram vendidos e aumentavam o seu poderio. Até que outro Chefe Tribal, mais forte, lhe desse o mesmo caminho. 3º comentário - homens negros também escravizaram os seus iguais. Aqui no Brasil, Zumbi dos Palmares mantinha escravos negros em seu famoso Quilombo. A se considerar a ideia do articulista de invadir castelos medievais, esses escravos deveriam ter sido apenas brancos capturados dos engenhos e das fazendas, quando os negros empreendiam suas fugas. Seus textos são sempre longos, verbosos e, às vezes, os parágrafos não mantém, entre si, uma linha de pensamento conexa. Mas continuarei a lê-los, pois, de tudo, neste mundo, deve-se saber a existência.

Nina Cardoso (psicóloga) Londrina

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]