Quem nunca sonhou ter o privilégio de conquistar uma vaga naquele curso pretendido, numa UEL , por exemplo? Gosto tanto de medicina, direito, psicologia, engenharia... tento, tento e não consigo passar no vestibular e me classificar no que gosto e quero trabalhar!

Porém é claro que aqueles que atingem seus sonhos conquistam seus lugares fizeram por merecer suas vagas disputadas no vestibular e podem se formar e ganhar espaços na sociedade. Embora a maioria dos alunos que se submetem aos vestibulares, tiveram excelentes preparos em detrimento daquele jovens dos quais os responsáveis, com poucos recursos, não puderam lhes fornecer um preparo adequado, não logram êxito em conquistar uma vaga em áreas tão concorridas.

Aqueles que podem pagar bons cursinhos conseguem aprender mais e conseguir vagas nos melhores e mais concorridos cursos. No meu modo de ver, creio que as universidades gratuitas deveriam ser ocupadas preferencialmente aos com poucos recursos, não tendo condições financeiras para se pagar um bom preparo ou uma faculdade particular.

Acho que as universidades gratuitas (UEL, por exemplo) poderia destinar vagas aos jovens com boa situação financeira, desde que o mesmo pagasse parte dos seus estudos (percentual) ou retribuísse com sua qualificação profissional, ao fim do seu curso, ao país que lhe deu a sua graduação.

Sem dúvida alguma este seria o caminho certo para se corrigir desigualdades, pois quem vem de escola particular e com cursinho especial obviamente tem mais chances de ocupar os melhores cursos... e vem para uma universidade estadual sem pagar nada. Isso não é justo. Creio que dessa forma se faria justiça na questão de entrar para o curso superior aos menos favorecidos uma oportunidade para que o mesmo faça um curso superior, em uma universidade de alto padrão."

Osvaldo Cardoso Ribeiro ( professor e jornalista) Londrina

Impugnação de candidaturas

Dois candidatos a prefeito tiveram suas candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral em Londrina. Como ocorreu em primeira instância, podem os dois postulantes concorrerem normalmente ao pleito. Ocorre que, caso um ou outro seja eleito, e, posteriormente haja condenação, novas eleições seriam marcadas e, consequentemente, com os custos astronômicos de uma eleição. Isso é um absurdo, é uma vergonha. A Justiça Eleitoral deveria, com bastante antecedência, decidir quem pode ou não ser candidato e ponto. Ou impugna ou libera, não há meio termo. Já houve outros casos como esse e sabemos muito bem os resultados. Resumindo, ou pode ou não pode. Chega de jogar dinheiro do contribuinte fora com coisas desnecessárias

.Antônio Carlos Pescador (autônomo) Londrina

MEMÓRIA

29 de outubro de 2019

Os 25 anos do Festival Unicanto

Mais de 700 coralistas e instrumentistas do Brasil, Paraguai e Suíça se reúnem em Londrina durante o Festival Unicanto de Corais. A edição especial que celebra os 25 anos de criação do evento será realizada entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro. O principal palco do festival é o Teatro Ouro Verde, onde serão apresentados diariamente espetáculos de árias líricas e concertos com mais de 20 corais, com destaque para a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). O acesso ao Festival Unicanto será gratuito. O evento é organizado pela Associação Coral Unicanto de Londrina e parceria (co-realização) com a Universidade Estadual de Londrina.