Incrível, como o vereador de Curitiba Renato Freitas, jovem de periferia e que luta pelos menos favorecidos com sua cultura, seu jeito, sua forma de protestar, está sendo perseguido com requintes de hipocrisia e mediocridade por falsos defensores da sociedade. Nas sagradas escrituras, em Matheus 11-28-30, diz "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos...", então por que condenar um cidadão afrodescendente que adentrou um templo cristão, construído pelos seus antepassados negros, escravizados, diga-se de passagem, para gritar por justiça, sentindo-se cansados de sofrerem discriminação pela cor, sentindo-se oprimidos pela violência de todas as partes contra negros, pobres, meninos de periferia? Creio fielmente que o Conselho de Ética da Câmara de Vereadores de Curitiba não pode cassar o mandato de um garoto negro da periferia que, após muita luta, se formou e se elegeu vereador de nossa capital, porque para protestar contra o assassinato de um irmão negro e de tantos episódios de racismo, adentrou com seu grupo num templo, não atrapalhou qualquer rito ou missa, pois já tinha encerrado. Muitos que o condenam usam o fato politicamente e de tamanha desigual proporção são os ataques que mais levam ao lado do racismo e da discriminação, do que qualquer "clamor a justiça"! Será que a moral dos falsos moralistas é inabalada, ou tem muita gente que se diz conservador e cristã, mais peca muito mais do que um grupo que adentrou a uma igreja pedindo a Deus proteção contra opressão. Muitos que o julgam se quer frequentam igrejas, cultos ou missas, mas para eles é mais fácil jogar pedra na vidraça do que compreender a luta das causas sociais e suas injustiças. Será que esses que o condenam sistematicamente acham normal a prática criminosa de racismo, opressão, discriminação e intolerância social quanto aos nossos irmãos negros, jovens da periferia? Se queremos uma cidade humanista, passa pela tolerância, pelo respeito, o diálogo, saber falar, mas, saber ouvir...ouvir o grito da periferia, ouvir o grito das periferias!

Célio Borba (autônomo) Curitiba

Na Rússia

Ninguém sabe porque o Carlos Bolsonaro foi à Rússia. Mas, provavelmente, foi para aprender como manipular as urnas e é por isso que o Bolsonaro quer porque quer que o exército mexa nas urnas.

Márcio Benassi (aposentado) - Sertanópolis

Correção

A fotografia que ilustra a reportagem "Em Curitiba, Ciro diz que 50% do eleitorado não definiu seu candidato" é de autoria de Leonardo Andreiko.

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]