Querem mudar a constituição brasileira novamente, talvez ela tão jovem ainda, tenha se mostrado velha e desatualizada em apenas 32 anos de sua promulgação, pelo menos na visão do deputado paranaense Ricardo Barros e de outros parlamentares. Querendo seguir o exemplo dos chilenos, Barros acha que com a atual constituição é impossível governar o país, pois segundo ele “estamos com déficit fiscal primário, gastamos mais do que arrecadamos”.

Barros cita que o ex-presidente José Sarney, ao sancionar a CF 1988, disse que ela “tornaria o país ingovernável”. Essa parte é completamente concordável com o deputado, gastamos muito e gastamos mal, com salários e regalias com a máquina pública, o dinheiro que pagamos em impostos e olha que não são poucos, deveriam ser investidos no que a própria Constituição de 1988 nos diz em seu Art. 6º “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição “.

Porém o que ocorre é que além de gastarmos mal e muito, isso não satisfaz aqueles que deveriam zelar pelo país, nos roubam com propinas, esquemas, vivemos uma corrupção descarada, que a todo momento são desvendados, porém sem a devida punição aqueles que cometem tais crimes. Ainda segundo o deputado é preciso escrever mais a palavra “dever” pois já tem muito direitos assegurados na atual Constituição de 1988, ou seja, o cidadão brasileiro que já está esfolado de tantos impostos que paga, praticamente seis meses do ano o seu ganho é para tal, tem que ter mais deveres para o país, pois pasme, segundo Barros “não temos capacidade mais de aumentar a carga tributária, porque o contribuinte não suporta mais do que 35% da carga tributária”.

Pois digo ao deputado e aos seus companheiros legisladores que não é alterar a Carta Magna de um país que irá mudar essa situação, o que precisamos é fazer cumprir aquilo que se prevê, fazer com que as garantias que temos sejam realmente efetivas. Já o uso da palavra “dever”, vocês legisladores devem usá-la com mais frequência, pois é dever dos senhores tornar um país mais digno, mais humano com qualidade de vida satisfatória. Não precisamos mudar a Constituição de 1988, precisamos mudar o “modus operandi”, tanto do uso da mesma, mas principalmente daqueles que foram escolhidos para nos representar. Respeitem a CF 1988, respeitem o povo brasileiro, pois com disse Ulysses Guimarães “ traidor da constituição é traidor da pátria”.

Francisco Vargas (empresário e acadêmico de direito ) - Londrina