Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - Parabéns à jovem articulista
| Foto: iStock

Quero parabenizar a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Mãe de Deus Karen Yamamoto Brambilla pelo artigo publicado no dia 04/11/21, no Espaço Aberto. Não é todo dia que podemos nos deparar com uma pessoa tão jovem - deve ter em torno de 15 anos - que tenha a capacidade de destrinchar um livro como "Linchamentos: a justiça popular no Brasil", de José de Souza Martins, e ainda complementar seus pensamentos com pesquisas de Ariadne Natal, apresentando elaboradas análises do comportamento humano diante de situações complexas que envolvem conceitos judiciários. O texto, realmente, causou-me espanto. Só faço uma correção. Cabe, sim, à população julgar alguém que cometa delitos. Para isso existe o Tribunal do Júri, onde sete cidadãos comuns são escolhidos para decidir se houve ou não um crime.

Nina Cardoso (psicóloga) - Londrina

Petrobrás, estatal?

Sabemos que os princípios de uma empresa privada são os lucros, mas, uma estatal tem que refletir sobre sua missão e princípios, aliando lucro com o interesse da sociedade, caso contrário não tem porque ser uma estatal. Pensar somente nos acionistas, num momento crítico, é exacerbar o capitalismo selvagem, massacrar a população, com o efeito devastador da inflação. Então eu pergunto, porque então não privatizar. Sabemos que a iniciativa privada é sempre mais eficiente. Acabaria com a corrupção e quem sabe teríamos preços melhores. Interesse de quem a Petrobrás está trabalhando?

José Cezar Vidotti (economista) - Londrina

Novos genocidas?

A Covid-19 chegaria ao Brasil de qualquer maneira, mas o carnaval de 2020 foi o grande disseminador do vírus no país. Mesmo com o aumento no número de casos na Europa, inclusive com possibilidade de novas medidas de isolamento, aqui no Brasil se prepara o carnaval, já com venda de ingressos, diga-se. Tomara que não tenhamos um retrocesso nos números conquistados no país. Tomara que não tenhamos novos políticos para chamar de genocidas. Sim, políticos, pois são eles os responsáveis pela liberação da "festa do povo".

Janos Toncovitch Neto (escrivão de Polícia Civil) - São Sebastião da Amoreira