De alguns meses para cá, estamos periodicamente perdendo um amigo, conhecido, ou alguém de alguma parte da cidade, estado ou território Nacional, ou mesmo de outros países. O corpo vai-se cansando, rugas aumentando, doenças nos vencendo, até que chega a hora de sermos sacados do time. Vamos jogar no time do nosso Chefe Maior. Num time que não existem estrelas, nem pior, nem o melhor. São todos iguais, com o mesmo uniforme e com a mesma garra, tentando fazer o gol da salvação.

Todos nós sabemos que não escolhemos a família que temos, mas é certo que ela continuará depois que nos formos. Restarão parentes próximos ou distantes que se lembrarão de nós.

É certo que um filho, depois que se inicia na juventude, poderá seguir sozinho seu rumo, mas, se for sábio, é certo que fará seu caminho regado pelo carinho e pelo conselho de seus pais. Se for estúpido, pode ser que não encontre a morte, mas é certo que não encontre a felicidade.

É certo que, quando falharmos, levados pela sedução, traídos pela mentira, enganados por erros, seremos aceitos no retorno, porque nem o adultério, nem o orgulho, nem o vício, nem o desprezo nos podem separar de nossa família. Foi Deus quem a juntou. Ah, se soubéssemos que as nossas vidas são demasiadamente curtas, curtiríamos muito mais as nossas famílias.

Wilson Oliveira Trindade (bacharel em direito) Londrina