Uma vergonha o que aconteceu no Amapá, onde todo Estado ficou sem energia, e o que é pior os responsáveis correram para colocar a culpa na natureza, como se um raio tivesse caído sobre os dois transformadores, agora descobriram que foi superaquecimento dos geradores, e pior ainda a empresa fornecedora está com o contrato vencido e o gerador reserva estava em recursos para manutenção. Onde estavam as Agências do Governo Federal a Aneel e ONS, que não fiscalizam os sistemas.

O povo sofre e paga a conta. Em Brasília todos desfrutam de ar-condicionado nos palácios e mansões. Vergonha. Vergonha. Será que ninguém fala do governo federal, que como o Donald Trump, tomaram Doril e sumiram do Mapa. Se preparem que vêm mais apagões, a natureza fará sua vingança, não fornecendo água para os reservatórios, tá ok?

Jose Pedro Naisser (aposentado) - Curitiba

Fogos diminuem votos

Eu perdi de votar em Umuarama para cuidar da mãe, pois sou o único filho para estar ao lado dela fisicamente e levá-la a um distrito pequeno para esconder do barulho, enquanto há milhares para votar. Minha mãe mora em Nova Olímpia, Noroeste paranaense, onde houve muita queima de fogos antes das eleições até segunda-feira. Ela ficou vermelha, gritando, tampando os ouvidos com cobertor. Não conseguiu tomar os remédios, ficou sem almoçar, sem cuidar a rotina da casa devido à desorientação pelo barulho. Havia trocado de cidade por causa disto há alguns anos. Perguntando para a comunidade a maioria diz haver sido perturbada pela bagunça. Precisa iniciativa do povo que sofre pedir providência em defesa dos idosos, autistas, crianças e animais.


Rogério de Souza Pires (cronista) - Umuarama