Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - Nosso grande amor
| Foto: Ricardo Chicarelli/ 24/01/2019

Todo o amor que dedicarmos à natureza ainda é pouco pelo que diariamente recebemos. A natureza, pelo ar que respiramos, pela beleza de suas cores, pelos alimentos que nos fornece, merece todo nosso carinho e admiração. Sábado, 13 de novembro, li uma reportagem na Folha de Londrina, por sinal muito bonita, sobre os ipês.

O Sr. Carlos Kubo está de parabéns. Gostei muito. Também sou admirador dos ipês e, dentro do possível, um plantador. Tratando dos ipês, resolvi escrever este artigo. Na rodovia que liga Curitiba, a uns 100 Km de São Paulo, meu irmão Guaracy tem um sítio onde desfruta de muitas belezas. Numa de suas voltas para casa, ele notou na beira da estrada uma árvore carregada de flores, linda demais, ele entrou pela estrada de terra e chegou à casa do sitiante. Este o informou que se tratava de um Ipê Amarelo de Bolas, e que era raríssimo. Guaracy ganhou diversas sementes. Essas sementes deram diversas mudas e dessas mudas ganhei uma que trouxe para Londrina. Minha intenção era plantá-la em uma praça, como testemunho do meu amor pela cidade que nos acolheu, mas acabei plantando em um terreno próximo de umas residências, à margem do lago Igapó, a pedido de uma amiga que ali residia. Ainda não tínhamos visto nenhuma árvore daquela espécie na cidade e ficamos encantados quando surgiram as primeiras flores. No mês de setembro nosso Ipê nos presenteia com sua florada e nós agradecemos à natureza por tanta beleza.

Wellington Amaral Sampaio (administrador aposentado) Londrina

Não é hora de pensar no carnaval

Os seres humanos têm a facilidade de selecionar o que lhes convém em sua memória de curto prazo. Veja no caso específico da realização do carnaval do início da pandemia do coronavírus, lembrando que um evento dessa natureza envolve turistas do mundo todo que desembarcaram para se divertirem e, trazendo em sua bagagem, além de dólares, o vírus. Trazendo o ocorrido para o presente e futuro que teima em chegar, parece que os interesses financeiros têm prioridade sobre a vida das pessoas, pois está escancarado a olhos vistos que, nos países da Europa e Ásia, isto é, principalmente onde se originaram as vacinas, nova onda de infecção do coronavírus, vai e volta, ao vento do tempo e diversidade que cada ser humano responde a imunidade criada pelo imunizante. Diante disso, devido decisão do STF, governadores e prefeitos deveriam suspender qualquer evento que possa trazer novas cepas estrangeiras da coronavírus ao nosso país. Errar uma vez até pode ser tolerado, mas persistir no erro é uma burrice infundada de gente interesseira.

Yochiharu Outuki (engenheiro agrônomo) Itambaracá

Roberto Carlos comunista

Já pensaram se o Roberto Carlos lança hoje a música "Amazônia Insônia do mundo"? Seria aquele bafafá, o Jair iria dizer: "esse cantorzinho comunista que vá cantar num país comunista". Já o "Carluxo" ia falar: "Vá para a Venezuela ou Cuba". O Flávio iria dizer que "o cantor comunista fez esta música num claro ataque ao governo honesto, sem corrupção do meu pai, sabem que a teta secou, deveriam proibir uma música que quer transformar o Brasil numa Cuba". O Eduardo ira enfatizar que o novo DOI CODI "já tinha informações que este cantorzinho comunista estava tramando com Lula e a esquerda e outros para desestabilizar o governo Bolsonaro".

Marcio Benassi (aposentado) Sertanópolis

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina.