O governo brasileiro pode e deve rever sua política em relação às florestas plantadas. Esse é o único setor que cresceu, impulsionou a balança comercial, gerou mais de meio milhão de empregos diretos, teve recordes em arrecadação de impostos, contribuiu para a fixação de carbono, conservação das matas nativas, proteção contra incêndios, entre numerosos benefícios nos últimos anos. Alguns estados exigem licenciamento ambiental para o setor nos mesmos moldes de uma
mineradora, como de alto índice poluidor, o que não condiz com a realidade, gerando custos e burocracias desnecessárias. Por outro lado, existem linhas de crédito milionárias para os setores agrícolas e, apesar do setor já pertencer ao Ministério da Agricultura e demandar longo prazo para o retorno do investimento, não dispõe de linha de crédito. O governo federal e os governos estaduais precisam retribuir todo apoio que recebem do setor de florestas plantadas, principalmente a arrecadação gigante de impostos, e agilizar essas fáceis e coerentes reivindicações que só beneficiam o Brasil.


Daniel Marques (historiador) – Virginópolis (MG)

Greenpeace

A gestão do presidente Jair Bolsonaro até agora, apresentou alguns pontos positivos, mas por outro lado, ele diz certas coisas irrefletidamente, que no jargão popular se chamam “abobrinhas” e que não condiz com o cargo que ele ocupa. O fato deles não chegarem a um acordo sobre assuntos da Amazônia e ele estar no cargo de presidente da República, não lhe dá o direito de chamar o Greenpeace de “lixo”. Se ele tem poder para tal atitude e pode ter mais ainda pois está militarizando cada vez o Poder Executivo, por que ele não usa esse poder para tomar medidas mais drásticas para mudar o país para melhor, ao invés de ser mal educado e ficar ofendendo um órgão que tenta minimizar acões de pessoas também mal educadas, que estão destruindo o planeta ? O Greenpeace (Organização Não Governamental), existe desce 1971 em 55 países e ao contrário do que o presidente disse, entre muitas outras ações em defesa do meio ambiente, ela recolhe toneladas de lixo, jogadas fora e poluindo muitos lugares no planeta.

Swami Veronesi (músico) - Londrina