Foram divulgadas, nesta semana, pela agência espacial norte americana, a Nasa, fotos do espaço mais distante do universo até então nunca visto, registradas pelo telescópio James Webb. O que há de mais interessante na foto é o que ela representa: o fato de haver tantas estrelas e em suas órbitas tantos planetas e até agora não fazermos contato com quaisquer vidas inteligentes. O paradoxo de Fermi nos dá uma certa desilusão. Afirma que há uma aparente contradição entre as altas estimativas de probabilidade de existência de civilizações extraterrestres e a falta de evidencias ou contato com tais civilizações. Há muito o que fazer ainda para descobrir e, talvez, sejamos únicos na forma de vida como nos reconhecemos. Isso não quer dizer então que estejamos sozinhos no vasto universo. E a melhor forma de ver se somos realmente se isso é verdade será sobrevivermos a nós mesmos, tendo em vista a autodestruição a qual a humanidade está caminhando.

Dailton Martins (comerciante) Londrina

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]