Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - Escassez hídrica e a vida da gente
| Foto: iStock

Lendo os jornais, a gente pensa nas consequências dos aumentos de energia, combustível e pedágio. São coisas que geram aumento no custo de produção e distribuição de todos os outros produtos. Ir no mercado já está difícil para o povo e as coisas não param de subir.

O que podemos fazer para que nossos dias melhorem e a nossa vida melhore?

Em primeiro lugar ter sabedoria para entender o peso das nossas escolhas, na vida e no voto.

Que tenhamos coragem para enfrentar tantos aumentos de preços que sacrificam todas as famílias, principalmente as mais pobres e as que ficaram sem trabalhar.

O governo federal criou a "bandeira da escassez hídrica", ao custo de R$14,20 a cada 100 watts de consumo. O ministro teve a cara de pau de recomendar a economia no uso do chuveiro e ferro de passar roupa, como se isso já não fosse uma rotina na casa da gente há muito tempo.

Falta chuva mas, e muito pior, falta planejamento para um governo que nunca entendeu que o horário de verão não era um capricho e sim medida econômica para poupar energia elétrica e o desconforto dos brasileiros.

É preciso investimento para promover o fornecimento de energias alternativas, como solar e eólica, por exemplo. Isso não foi feito.

É indispensável frear o desmatamento e fazer a recuperação ambiental como forma de restabelecer o ciclo de chuvas, que abastece as hidrelétricas. Isto também significa equilíbrio no clima para que a agricultura produza alimentos mais baratos.

E o que ainda podemos fazer? Plantar árvores, buscar fontes confiáveis de informação, entender que podemos errar uma vez, mas não é possível teimar em defender o que prejudica a vida da gente.

Ter esperança, fé, paz e serenidade para trabalharmos e melhorar as condições de vida no país.

E manifestar o nosso repúdio contra a falta de humanidade contra o povo brasileiro.

Odarlone Orente, médico de Família e Comunidade, de Apucarana

ERRATA

Na reportagem "Rua da Canoagem agora tem calçadas com acessibilidade" (Cidades - 02-09) a foto é de autoria de Emerson Dias - N.Com

mockup