O político – candidato que tem o caráter de sacana ou malandro mantém pouca coerência entre o que ele fala, faz e pensa. O que ele diz (explicitamente) para adquirir intenções de voto é um coisa. E o seu discurso implícito (subentendido), ou o que ele pensa e fará se for eleito e que representa seu caráter real, é outra coisa. O discurso falado de um candidato assim, (promessas vãs), o eleitor já conhece muito bem; já o discurso implícito ou subentendido (que ele não revela) e que o eleitor desconhece, e que na piada pode ser representado mais ou menos assim: meu povo, e minha “pova”. Meus valores morais e éticos são sacanagem, pilantragem, malandragem e outros “agens”. Discurso explícito conclusivo do candidato: Vote em mim. E o eleitor acaba votando. Mas já diminuiu muito os eleitores que erram seus votos pois estão “acordando” para candidatos assim.

Swami Veronesi (músico) Santo Antonio da Platina

Londrina e suas obras

Salta aos olhos melhorias que tem sido implementadas nas praças e avenidas de Londrina. Sugerimos que não sejam esquecidas, por exemplo, a Praça Tomi Nakagawa (inaugurada no centenário da Imigração Japonesa no Brasil), o Monumento à Bíblia (Avenida Souza Naves) quanto recuperação de partes vandalizadas, iluminação, espelhos d’água, monitoração pela Guarda Municipal que permita pronta intervenção quando houver ação de vândalos.

Mário Jorge Tavares (administrador) Londrina

Covid-19

Como esperado, o tempo vai passando e todos os sonhos (ou pesadelos) por mudanças que a pandemia ensejou vão minguando. No fim, é mais do mesmo e a discussão continua no binômio sair ou ficar em casa. Dada as características da COVID-19, poderia se pensar em como, daqui em diante, proteger melhor os idosos, os diabéticos, reverter o crescimento da obesidade na população, em desenvolver tecnologias específicas que aumentem as chances de sobrevivência daqueles que contraem as versões mais graves da doença. Mas não, a técnica medieval da quarentena continua sendo a que mais seduz corações, mentes e hashtags. Excelente.

Daniel Guerrini (professor da UTFPR) Londrina

MEMÓRIA

4 de novembro de 2020

Excesso de leis dificulta o cumprimento e a fiscalização

Interpretando à risca o artigo 3º da Lei de Introdução ao Código Civil conclui-se que, depois de publicada, a lei passa a ser obrigatória para toda a coletividade. Uma das premissas do direito é que nenhum cidadão pode deixar de cumprir uma lei alegando desconhecê-la. No entanto, nem mesmo o mais profundo conhecedor da área é capaz de saber as mais de 45 mil leis vigentes no Brasil nas esferas municipal, estadual e federal. De acordo com levantamento feito na Câmara Municipal de Londrina, são 12.576 leis municipais vigentes na cidade. No Paraná, existem 19.099 leis estaduais.