Apenas um lembrete ao editor da Folha de Londrina do dia 28/01/2021. (Sobre as despesas com alimentação do governo federal em 2020) Não se trata de gasto do governo federal "executivo", trata-se de todas as instituições, ou seja, Forças Armadas, STF, STJ, outros tribunais, universidades federais, etc... Não que isto deixe de ser investigado, pelo contrário, é absolutamente necessário, mas daí a colocar a pecha na pessoa do presidente da República, fica tendencioso demais. E pior é toda a mídia escrita, falada televisiva...Ufa.

Alfredo Carvalho (administrador) Londrina

Dificuldade de conviver em uma democracia

Em uma democracia, a população e as instituições têm o direito de fiscalizar, e o governo, o dever de instruir a respeito dos gastos com o dinheiro público. Em que pese os números exorbitantes, havendo explicação, a obrigação do governo federal é justificar. Entretanto, uma vez mais, o presidente da República demonstra ter dificuldades para transitar em um regime democrático, haja vista a linguagem ofensiva com que atacou a imprensa por ocasião da repercussão midiática em relação aos gastos do governo federal com alimentação em 2020. O presidente não consegue proceder de modo compatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo. A cada dia fica mais evidente, o cidadão não está à altura da cadeira que ocupa. Aparentemente, os brasileiros se acostumaram a ser desgovernados por gente incapaz, mas, ainda assim, viva a democracia.

Luiz Gustavo Tiroli (bacharel em administração de empresas, acadêmico de direito e mestrando em educação) Londrina

Filosofia e sociologia

Me atrevo a complementar o belo texto do espaço aberto desta quinta, 28.01, da Folha de Londrina. Não existe um líder completo, principalmente num momento como este que mais precisaremos deles, sem conhecimentos de filosofia e sociologia, leiam os livros de Domenico de Masi e Yuval Harari, livros contemporâneos. Claro, entre outros. Analisem a História e vejam a influência dessas áreas e seus grandes nomes nas transformações e desenvolvimento, apontadas no texto, da humanidade. É, acho que nosso governador e seus assessores educacionais têm pouco conhecimento do assunto.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina

mockup