Por ser berço de grandes construtoras e importantes empreiteiras de obras, Londrina merece mais agilidade e melhor qualidade nas construções públicas. Regido por uma lei que enxerga exclusivamente o menor preço, o sistema de licitações atrai empresas que estão muito abaixo das exigências das nossas edificações. Quase que a totalidade das licitações abertas pela prefeitura são vencidas por empresas não sediadas aqui, muitas delas aventureiras e outras tantas sem comprometimento com a pujante e vanguardeira arquitetura de Londrina. Esse contraste tem prejudicado o "boom" desenvolvimentista da atual administração municipal.

É lamentável que não conseguimos aproveitar o excelente know how das empresas londrinenses nessa área. Talvez se adotássemos o sistema dos países mais desenvolvidos, onde o projeto também é de responsabilidade do construtor da obra, unificando os custos para efeito de licitação, pudéssemos conseguir a participação de interessados melhores qualificados. Explico: Muitas vezes o projeto apresentado pela prefeitura não contempla obras "escondidas", necessárias para a produção final do que foi licitado. Um exemplo clássico disso é a cobertura do Ginásio Moringão. A proposta licitada era para executar apenas a pintura da estrutura metálica, porém, ao retirar o forro, constataram que ela estava toda corroída, necessitando reparos de altos custos financeiros não previstos no certame. Daí parou tudo e a novela se arrasta por mais de ano.

Outro bom exemplo foi o caso das pedras-bola, componente corriqueiro do nosso subsolo, que encareceu substancialmente o custo da obra e atrasou em quatro meses a entrega do viaduto defronte à Rodoviária. Fosse o empreiteiro autor também do projeto, certamente seu estudo geológico apontaria esse obstáculo e evitaria tais transtornos.

Provavelmente, esse trabalho mais englobado aprimoraria a seleção dos concorrentes e aumentaria as possibilidades de atrair as boas empresas da cidade. Ainda nessa linha de baixa qualidade, Londrina sofre também com o desleixo da nova empreiteira da companhia de saneamento. Nas intervenções da rede hidráulica, os reparos no asfalto e nas calçadas não estão sendo realizados, provocando muita sujeira, buracos e outros dissabores. Mais um grande desrespeito com os londrinenses. Lastimável!

Ludinei Picelli (administrador de empresas) Londrina.

Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.

COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]