Fomos atingidos de surpresa por um meteoro que não sabemos ao certo de onde veio. Deixando todos atônitos, a ciência, política, economia e principalmente o equilíbrio e o bom senso.Ninguém estava preparado para o cisne negro. Algo impensável no processo de desenvolvimento e globalização por que passa a humanidade.

Estamos parecendo uma boiada desgovernada, todos querendo achar uma saída o mais rápido, como se isso fosse possível e principalmente encontrar culpados. Nesse contexto, ressurgiram políticos que estavam a beira do abismo, por suas atitudes imorais comprovadas, principalmente por inércia do governo, que tenta se sustentar por caminhos mais tortuosos ainda.

Políticos esses que se agarram à CPI da Covid, como se fosse sua única tábua de salvação, atribuindo toda culpa ao atual governo, de males que assolam a nação há décadas e talvez séculos, na saúde, meio ambiente, educação e tudo mais.

Políticos de esquerda, de direita, mídia e, principalmente, a população precisam se unir e buscar soluções coerentes que realmente tragam resultados no combate a esse mal que tanto ceifa vidas, deixando o ódio para trás e principalmente a política.

Estamos antecipando a disputa de 2022 enquanto pessoas perdem suas vidas. Dá a impressão que estamos em uma luta para destruir, não o vírus, mas nossos adversários, ou as pessoas que pensam diferente. Somos a mesma nação e estamos no mesmo barco, se ele afundar, todos estaremos a mercê do destino, que certamente afetará a todos.

Somos um Brasil único, com suas diferenças regionais e políticas, econômicas, religiosas, etc, a caminho do amadurecimento de nossa democracia, mas é preciso, mais do que nunca, de um choque de bom senso e cidadania.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina