OPINIÃO DO LEITOR - Celular nas eleições e também no serviço público
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de agosto de 2022
.

Correta a determinação do TSE em não permitir ao eleitor portar o aparelho celular à cabine de votação. Não há a ínfima necessidade ou utilidade para que essa prática fosse mantida. Aproveitando o ensejo do tema sobre a utilização do celular e sabendo que muitos me colocarão na "cruz do Calvário", cabe-me, como servidor público há mais de 30 anos, expor o cotidiano dessa questão, ou seja, mais de 95% dos assuntos tratados no horário de trabalho referem-se à questões sem nenhum nexo às atividades profissionais, ou seja, prejudica-se o útil com o inútil ... ou o necessário com o desnecessário. Doa a quem doer, mesmo que a mim, mas tem que ser dita!
Luiz Alberico Piotto (servidor público) Cambé
O xadrez da praça Dom Pedro I
Gostaria de parabenizar a prefeitura, a secretaria de obras, a arquiteta Mayara Fernanda do Carmo, bem como o ex-presidente da CMTU, André Oliveira de Nadai, pela revitalização que sua empresa, Urban Green – Serviços Urbanísticos, contratada por licitação, realizou nessa importante praça que leva o nome do Imperador D. Pedro I, e que, especialmente neste momento em que comemoramos o bicentenário da independência do Brasil, tem um grande simbolismo à nossa história. Um belíssimo trabalho de revitalização. Além da atenção aos detalhes, minuciosamente elaborados e executados, as mesas possuem tabuleiros de xadrez, prestigiando esse poderoso, antigo e universal esporte que encanta pela arte e ciência. Esse admirável detalhe na revitalização da praça me traz à recordação, inclusive, as palavras do presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Florencio Campomanes, em 1985, quando disse que o propósito da FIDE era a difusão do xadrez por todas as nações do mundo, bem como elevar a cultura a esse esporte. Há nesse detalhe da revitalização plena sintonia com a mais elevada organização de xadrez do mundo, que tem como lema “Gens una sumus” (somos uma família); veja o simbolismo desse esporte! Houve aí, num simples detalhe, seja por parte da prefeitura, da arquiteta, da Secretaria de Obras, da empresa Urban Green, claro incentivo ao esporte, à cultura, ao lazer, enfim, ao bem-estar social em sintonia com o concerto das nações, unindo a todos nós. Parabéns!
Eduardo Tozzini (advogado) - Londrina
Os artigos, cartas e comentários publicados não refletem, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina, que os reproduz em exercício da sua atividade jornalística e diante da liberdade de expressão e comunicação que lhes são inerentes.
COMO PARTICIPAR| Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. As cartas devem ter no máximo 700 caracteres e vir acompanhadas de nome completo, RG, endereço, cidade, telefone e profissão ou ocupação.| As opiniões poderão ser resumidas pelo jornal. | ENVIE PARA [email protected]

