Imagem ilustrativa da imagem OPINIÃO DO LEITOR - Berço esplêndido
| Foto: iStock

Em janeiro deste ano, o camarada estava dormindo tranquilo, leve e solto quando o russo Alexei Navalny, opositor ao governo de Vladimir Putin, foi envenenado. Ainda sonolento em fevereiro, abraçado ao travesseiro de espuma espacial, também não reparou no relatório americano que apontou ser o príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammed bin Salman responsável pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

Um brutal ataque terrorista matou quase 200 pessoas no Afeganistão, mas sabe como é? O frio gostoso de agosto só fez o capiau puxar o edredom. Já setembro, enquanto o camarada mudava de posição na cama, tivemos um golpe de Estado na Guiné. Em outubro, a China assustou o mundo ao testar um míssil hipersônico que circulou a Terra e de capacidade nuclear, lado bom que não fez barulho, evitando acordar nosso herói.

No início de novembro, com o despertador quase tocando, a tenista chinesa Peng Shuai desaparece após fazer sérias denúncias. Mas, em dezembro, algo restou errado, logo é preciso despertar e pular da cama para ir até a Câmara de Vereadores para elaborar moção de repúdio a Noruega, país europeu quase 10 mil quilômetros de distância dali do interior de São Paulo, porque o Papai Noel apareceu beijando um homem. Como ninguém está 100% certo ou errado nesta vida, o Papai Noel foi egoísta, porque todos nós precisamos, neste fim de ano, de beijos e abraços, mais amor.

Ronan Wielewski Botelho (filósofo) Londrina

Paulo Guedesilusão

Em 2018 emergiram nacionalmente as figuras do “mito” e do “posto Ipiranga”, e por meio das redes sociais, ambos se tornaram unanimidades nas classes sociais mais altas do país. Era a “união da ordem e do progresso”. Três anos depois, só não vê quem não quer que a dupla cometeu o maior estelionato eleitoral da nossa história, superando Fernando Collor e Dilma Rousseff, de longe. Diante da notícia de recessão técnica, com - 0,1 no último trimestre, Paulo Guedes se saiu com essa: “Irresponsabilidade fiscal? Tudo conversa fiada. Hoje a Bolsa subiu 2% e a arrecadação está subindo. O Brasil vai decolar de novo!”. Ora, quando foi que levantamos voo ministro? A Bolsa caiu 12% no último ano e a arrecadação só sobe devido à inflação, que está em dois dígitos, o dobro do topo da meta. Nossas cidades estão parando, devido à alta da gasolina. Dá até para ouvir os pássaros de tão pouco trânsito. O Brasil está parando e o ministro da Economia não sabe o que fazer! Poderia acatar sua própria sugestão, e ir embora do país. Paulo Guedes já foi carimbado de “perdedor” na Faria Lima, em São Paulo, e dia desses, como “NaufraGuedes”. Sugiro Paulo Guedesemprego, Guedescaso, Guedesilusão...

Sandro Ferreira (representante comercial) Ponta Grossa