Caso aprovado a reestruturação dos sinais da faixa de pedestres, que, como sugerimos na opinião anterior, na qual o sinal, às laterais esquerda e direita, fica verde em conjunto com a via, fechando-se-lhe na faixa fronteiriça, a sociedade terá, de plano, os seguintes benefícios: impacto positivo direto na segurança pública, pois veículos (carros, motos e caminhões) ficarão menos tempo parados nos semáforos, expondo-se, obviamente, menos ao risco de assalto; também os pedestres (todos nós) ficarão menos tempo parados nas calçadas à espera do sinal verde, eis que ele abrirá em conjunto com a via perpendicular; o serviço de delivery entregará os produtos aos consumidores em muito menos tempo; o transporte público e os táxis (aqui incluídos os aplicativos de transporte) levarão os passageiros aos seus destinos em muito menos tempo; a gloriosa Guarda Municipal e a secular Polícia Militar ficarão muito menos tempo parados nos semáforos; os pedestres chegarão mais cedo aos seus destinos (casas, escritórios ou estabelecimentos comerciais); os alunos gastarão menos tempo para chegar à escola. Até porque, observem, muitas vezes o trânsito para completamente (via lateral e fronteiriça) para a abertura do sinal verde de pedestres sem que haja algum, e vice-versa (faixa de pedestre pára mas não há veículo algum). Essa ideia traz à luz o princípio constitucional da eficiência (Constituição, artigo 37). Ao final, todos, sem exceção, alcançarão mais cedo o fim comum: a felicidade.
Eduardo Tozzini (advogado) - Londrina
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