Sobre a reportagem "Cães comunitários unem população da Warta" (23/10/20), como é bom ver algo tão positivo em meio às péssimas notícias que estamos recebendo dia após dia! Sabe-se que, no Brasil, a quantidade de animais abandonados ainda é muito grande e, infelizmente, o número de casos de abandono e maus-tratos cresceram com a pandemia. Nas ruas, os perigos enfrentados por esses animais são muitos: sozinhos e desprotegidos, ficam sujeitos a atropelamentos, doenças, agressões, envenenamento, além de sofrerem com a sede, a fome e o frio. Também é importante ressaltar que os abandonos causam prejuízos para a saúde pública, visto que podem provocar um aumento nos casos de zoonoses. Felizmente, existem diversas ONGs e indivíduos que, assim como as pessoas mencionadas na notícia, reconhecem a importância de ajudar os animais necessitados, proporcionando-lhes cuidados que os representantes desse país falham em disponibilizar. São atitudes como essa que reforçam a esperança em uma nação mais solidária e harmoniosa.

Maria Eduarda Cunto Moreira da Silva (estudante) Londrina

Vacinação contra Covid-19 é dever do Estado

Há 116 anos opositores do presidente Rodrigues Alves usaram a a obrigatoriedade da vacina contra a varíola para uma tentativa de golpe militar e assim conseguiram uma revolta popular com saldo de 30 mortos, presos e destruição. Hoje vemos o presidente Bolsonaro dizer que é contrário a vacinação obrigatória contra a Covid-19, que já é o maior desafio para a humanidade dos século XXI, por motivos incompreensíveis. É público e notório que o Brasil elegeu um presidente com a mentalidade medieval, mas é inadmissível que o Senado, a Câmara e demais representantes da sociedade ignorem medidas genocidas e contrárias ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. Basicamente o direito à liberdade não é absoluto a ponto de estar acima do direito à saúde das outras pessoas e muito menos o governo tem o direito de destruir campanhas centenárias e caríssimas feitas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde que através da vacinação evitaram doenças e despesas futuras a Previdência e à sociedade. Extremamente desagradável conviver em uma sociedade ignóbil que precisamos defender o óbvio.

Daniel Marques (historiador) Virginópolis - MG

Folha não noticiou pesquisa em Terra Boa

A Folha de Londrina informa que não publicou reportagem sobre pesquisa eleitoral no município de Terra Boa, no Paraná, no dia 29 de outubro de 2020. Trata-se de uma fake news que circula em redes sociais e grupos de troca de mensagens instantâneas com montagem de uma página da FOLHA trazendo suposta notícia sobre um dos candidatos em primeiro lugar na preferência dos eleitores.

MEMÓRIA

30 de outubro de 2017

Motoristas de Uber protestam em Londrina

Motoristas de Uber de Londrina participaram de uma mobilização nacional nesta segunda-feira. A paralisação foi em protesto ao PLC 28/2017, conhecido como "lei do retrocesso", que deve ser votado no Senado nesta terça-feira. Em Londrina, segundo o motorista de Uber Leonardo Oliveira, cerca de 200 motoristas participaram da mobilização. Eles fizeram uma carreata pela cidade. O PLC regulamenta a atuação de aplicativos de transporte de passageiro. Se for aprovado, cada município terá que regulamentar e fiscalizar o serviço de aplicativos, cobrança de taxas, além da contratação de seguros e a inscrição dos motoristas como contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Nacional.