Advogado e escritor

O dr. João dos Santos Gomes Filho sempre nos presenteia com seus comentários. Além do título de advogado que assina, podemos acrescentar ainda os títulos de escritor, poeta e historiador. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente na academia e é também um bom parceiro. Parabéns!

Orlando Andreo (aposentado) - Londrina

***

Desarmamento - a opinião popular

Apenas dando um esclarecimento ao sr. Luiz Geraldo Mazza que hoje, em sua coluna, disse que "o Brasil já disse o que pensa, plebiscitariamente sobre o desarmamento" e que o Presidente Jair Messias Bolsonaro "tem baixado vários decretos facilitando acesso às armas", informo que a Lei 10.826, em seu Artigo 35, de 22/12/2003 restringia a posse e porte de armas no Brasil e foi promulgada nos últimos dias do primeiro governo do então presidente Lula. Diante da reação da população, foi realizado um Plebiscito em 23/10/05 com a pergunta: "O comércio de armas de fogo deve ser proibido no Brasil?" . 63,94% da população brasileira respondeu NÃO. O então presidente, em sua segunda gestão, não considerou o resultado do Plebiscito e manteve a Lei. Muito dinheiro foi gasto à toa e houve, inclusive, uma tentativa de deturpação das respostas apresentadas, dizendo-se que a população dissera "não" à alteração da Lei, quando a pergunta a que tivemos que responder claramente era em outro sentido. Então, em minha opinião, 16 anos depois, o Presidente Jair Messias Bolsonaro, está, apenas, fazendo valer o que a população brasileira realmente deseja.

Nina Cardoso (psicóloga) - Londrina

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.