Não são as Centúrias de Nostradamus, mas sim a Lei da Causa e Efeito, pela falta de fiscalização no desmatamento da nossa Floresta Amazônia, que produz os rios voadores, que formam as chuvas para abastecerem as represas do Sul e Sudeste, nada foi feito até agora para combater a degradação e, agora, a natureza manda sua conta, pela escassez da água dos rios voadores que abastecem os reservatórios, no Sul e Sudeste, já que o Brasil não investe em energia solar e eólicas, prefere emitir uma MP, com termoelétricas à diesel, que polui 32 vezes mais que as de gás natural, porque não temos gasoduto.

Esse é o quadro fúnebre, caótico, trágico que nos aproxima do inverno, onde aumenta o consumo da energia, e o que é pior, além da escassez da água para os reservatórios, o Sul e Sudeste também terão escassez da água potável para os humanoides.

O que poucos sabem, se cuidássemos da Amazônia, teríamos para o Sul e Sudeste os rios voadores vindos da Amazônia, só que agora nem mesmo as nuvens de chuva conseguem se formar naquele bioma.

Como parte do castigo, a região Amazônica está totalmente inundada, com o Rio Negro, que já chegou a 30 metros com as inundações, porém toda essa agua é levada para o oceano, sem passar para outros Estados.

Se preparem, porque pode ficar pior.

José Pedro Naisser (ecologista) Curitiba

Injustiça tributária

Estarrecedor o montante de sonegação e prejuízos somente por contrabando no Brasil. R$ 260 bilhões por ano. Além de todos os riscos sobre a qualidade dos produtos. Reportagem da Folha de Londrina desse final de semana (19 e 20). Seria quase suficiente para cobrir todos os gastos com a pandemia. A alta carga tributária que desencoraja os investimentos e tira competitividade dos nossos produtos provocando desemprego que leva as pessoas a informalidade, para sobreviver, e as empresas à sonegação e a busca por mercadorias clandestinas. Além disto, a incidência recai de forma injusta na sociedade. Um profissional médio com carteira assinada paga mais imposto de renda do que muitos empresários médios e até grandes, em todos os setores, agropecuário, industrial, comércio e serviços.

Devido aos benefícios fiscais e sonegação de informações. De outro lado, a aplicação dos impostos está longe de uma moralidade aceitável. O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que não mexerá nos altos salários, dos atuais funcionários, na reforma administrativa, por ferir direitos adquiridos. Como assim? As pessoas estão morrendo por falta de atendimento e temos 13 milhões de desempregados!!!

Não estamos vendo nenhuma CPI sobre isto ou esforços para aprovar a reforma tributária e administrativa. Estão preocupados com uma CPI que pouco está acrescentado ao controle da pandemia e ainda provocando irritação na população por falta de postura e credibilidade de seus integrantes. Deixando de lado ações proativas que levem o país ao caminho da prosperidade para que possamos estar mais preparados para os desafios futuros. E ainda incentivando o retorno aos investimentos e promovendo a volta à formalidade dos negócios e melhoria social e econômica dos brasileiros. E claro, mais justo para todos.

José Cezar Vidotti (economista) Londrina

A opinião dos autores não reflete, necessariamente, a opinião da FOLHA.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.