Ainda em curso a COP-26, na Escócia, os governantes e as empresas tentam buscar ações que poderiam ajudar no combate ao aquecimento global e as mudanças climáticas, já que o Painel do Clima, órgão da ONU, sentenciou que o homem e as grandes empresas poluidoras são responsáveis pelo desequilíbrio do clima em todo mundo.
Lamentavelmente, o que vimos até agora e possivelmente o final da COP, é que as empresas poluidoras prometem iniciar a redução do CO2 na atmosfera e os governantes para 2050, isso se ainda existir vida aqui no planeta Terra.
Enquanto os debates seguem, o que vemos pelos jornais são as grandes publicações de que agora são todas amigas do planeta Terra, uma grande fake news e propaganda enganosa, porque eles querem mesmo é o lucro e usam o bônus da Terra para suas culturas e deixam o ônus da tragédia da degradação cujas áreas poderão virar uma savana, porque a Terra não mais consegue "respirar". Vimos isso com relação ao plantio de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, onde a natureza reagiu em legítima defesa e mostrou sua força pela poeira", que se deslocou depois para o Pantanal, que também sofreu com os incêndios, muitos deles criminosos, levando a morte milhões de animais que não tiveram como escapar da morte.
Esse é o legado que ficará para todos, porque infelizmente o ser humano insensato insiste na degradação da natureza e da vida, o Brasil, lamentavelmente, na COP, não apresentou nada em favor, mas contra si um passivo a descoberto, pela degradação dos biomas do cerrado, pantanal e da Floresta Amazônica.
Esse é o mundo hoje, o resto é o resto.
José Pedro Naisser (ecologista) Curitiba