Salários na Câmara

Assessores da Câmara Municipal de Londrina ganham mais que vereadores e secretários municipais e servidores com mais 30 anos de serviços. Conforme portal da transparência da Câmara Municipal no item servidores, relação de nome servidores efetivos e comissionados há assessores em todos os gabinetes dos 19 vereadores que ganham mais que os vereadores, sem prestarem concurso público ou escolhido pelo voto secreto, isto é correto? Será que existe conivência entre eles e os servidores da Câmara, ou talvez uma rachadinha, o mais correto seria limitar salário de assessores para não haver qualquer tipo de dúvida, será que por este motivo que aprovado o tal aumento de 100% a 1.000% dos londrinense.

Osmar carvalho (contador)

***

Medida com ética

Quando falamos em ética, honestidade, um questionamento sempre vem à tona, até onde esses conceitos na sua plenitude, fazem parte de nossa vida? Presenciei um depoimento que vem de encontro do cidadão do bem. Um amigo que mora no Japão, portanto, mesmo que tenha origem, lá é considerado estrangeiro, por ter nascido no Brasil. Ele, numa crise de saúde, teve que ser submetido a cirurgia de retirada da vesícula e o caso complicou, foram efetuadas 03 cirurgias, teve uma internação de mais de 30 dias, quando normal seria de 3 a 5 dias. Imagina, as despesas dessa natureza para um trabalhador em terra estrangeira? Pois é, ao vencer 30 dias de internamento, era hora de acertar, então vieram as surpresas, primeiro, vieram a equipe médica, que em conversa honesta e transparente, pediram desculpas, pois houve um erro médico, e disseram que não iriam cobrar honorários até ele se recuperar totalmente. Segundo, foi a vez do tesoureiro do hospital, dizendo que suas despesas não seriam cobradas devido ao erro do acontecido. Então, fica uma reflexão a todos nós, quando será que um dia em nosso país, a classe de profissionais envolvidos com erros, teriam a coragem de admitir, e pedir desculpa por danos causados a terceiros? Esse exemplo, podemos chamar de evolução desejável do ser humano, pois errar pode até ser humano.

Yochiharu Outuki (engenheiro agrônomo) - Itambaracá (PR)

***

MEMÓRIA

25 DE SETEMBRO DE 2019

Londrina é a segunda cidade com mais mortos por PM

A PM (Polícia Militar) matou 157 pessoas no Paraná no primeiro semestre de 2019, segundo balanço de mortes em confrontos com policiais divulgado nesta terça-feira pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Paraná. Com 25 mortos, Londrina foi a segunda cidade do Estado com o maior número de registros no primeiro semestre. No topo da lista, Curitiba teve 32 mortes. Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando 179 pessoas foram mortas em confrontos, houve queda de 9,5%, mas a soma anual vem crescendo desde o início do levantamento no Paraná, em 2015.