Melhorias no aeroporto
Com períodos de calmaria e outros de maiores avanços, Londrina dá a cada ano mostras bastante visíveis de expansão, não apenas em seu aspecto visual urbano mas também em sua estrutura de serviços. Nos últimos dez anos houve grandes saltos de qualidade, com o aumento do número de universidades, que ampliaram a área do conhecimento e hoje conferem à cidade um elevado grau de excelência em ensino superior. Assim, abriu-se ainda mais o leque de oportunidades, atraindo estudantes de fora e, como consequência, ativando o setor da construção civil e os serviços afins. A implantação de shoppings centers de elevado padrão mudaram o perfil do comércio e alteraram conceitos, o mesmo se dando com os hipermercados, que, em tempos recentes, elegeram Londrina para ampliar suas bases, proporcionando níveis de qualidade que ombrearam a cidade aos grandes centros do País. O progresso correu paralelo também em inúmeros outros setores, entre eles o da pesquisa agronômica, que tem em Londrina um pólo forte, de abrangência nacional.
Ontem a cidade inaugurou a ampliação da estação aeroviária, que avança de 1,8 mil para 6,3 mil metros quadrados de espaço e oferece o conforto dos aeroportos modernos, com a implantação de lojas nos padrões dos aeroshoppings, auditório, sala vip, restaurante, escritório para o público com os recursos da telemática, serviço de atendimento médico de emergência e outros equipamentos para o conforto dos usuários. Os próximos procedimentos, já em posição de decolagem, serão a ampliação da pista do aeroporto, dos atuais 2,1 mil metros de extensão para 300 metros a mais, o que possibilitará mais segurança e a operação de aeronaves de maior envergadura; e a instalação do tão requisitado ILS sigla de Instrumental Landing System que permitirá subidas e pousos mesmo em condições adversas de tempo. A perspectiva é que, em dois anos, essas melhorias já estejam implantadas, o que dará condições excepcionais ao aeroporto de Londrina, sobretudo como ponto estratégico nas rotas para o Sul do País e do continente, destacadamente a região do Mercosul.
Passaram por essa praça aeroportuária, no ano passado, 401.622 passageiros, número que aumentará com a futura ampliação da pista e novas opções de vôos, e com equipamento de segurança que possibilitará maior frequência de operações e menos cancelamentos. A inauguração da moderna estação de passageiros a terceira, no local atual, depois que o campo de pouso transferiu-se do Patrimônio Espírito Santo, no início da década de 50 representa para Londrina mais uma obra concluída no mapa estrutural da cidade e com o que não haverá preocupações por bom tempo. Foi assim, vencendo etapas e com surpreendente rapidez, que Londrina veio se municiando dos mecanismos necessários ao seu desenvolvimento e chegou à condição em que se encontra.

mockup