salvador, bahia, brazil - july 31, 2018: electronic ballot box used in elections in Brazil and seen in the city of Salvador.
salvador, bahia, brazil - july 31, 2018: electronic ballot box used in elections in Brazil and seen in the city of Salvador. | Foto: iStock

Este ano, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente, governador, deputado federal e estadual e senador. A disputa pelo poder promete ser acirrada, como todos os anos. E o mais importante é que o eleitor participe efetivamente para que a democracia do país possa cada vez mais se consolidar.

Votar é um direito de todos os brasileiros acima de 16 anos. Quem tem 16 e 17 anos ou acima de 70 não é obrigado a comparecer às seções eleitorais. No entanto, a Justiça Eleitoral está incentivando que os adolescentes aptos corram para tirar o título e serem permitidos a votar.

Há anos, a Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove a campanha “Bora Votar!”. O objetivo foi incentivar a participação dos adolescentes na vida política e conscientizá-los sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país.

Em Londrina e outras cidades do estado, uma iniciativa importante neste sentido foi tomada no fim de semana. A Justiça Eleitoral organizou um grande plantão para emissão do primeiro título de eleitor. O trabalho ocorreu em 23 municípios paranaenses. Com acesso aos serviços da Justiça Eleitoral facilitados, foram emitidos 2.135 títulos em dois dias. O mutirão em Londrina rendeu 745 atendimentos, a maioria de regularizações (318), além de 172 alistamentos e 255 transferências de domicílio.

O prazo para tirar o título e para outros serviços, como mudança de domicílio eleitoral e atualização de dados, está acabando. Termina em 4 de maio, 150 dias antes das eleições, que acontecem no dia 2 de outubro (1º turno) e 30 de outubro (se houver 2º turno).

Houve também atendimento especial no Litoral, com foco em comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. Em Guaraqueçaba, a Justiça Eleitoral montou uma estrutura para atender a população que necessita se deslocar até Antonina, a 97 km de distância.

"Temos que ir onde o eleitorado está", resumiu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Não é preciso, porém, ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. O interessado pode acessar o documento eleitoral no app e-Título (Google Play ou App Store) ou imprimir em casa a segunda via, em qualquer tipo de papel.

Em caso de dúvidas, pode procurar o 0800-640-8400 (ligação gratuita), acessar o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entrar em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral. Exercer a cidadania é a maior demonstração de garantir que as conquistas geradas pela democracia não sejam revertidas.

Obrigado por ler a FOLHA!