OMS declara o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19
6 de maio de 2023
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de maio de 2025
6 de maio de 2023
Folha de Londrina
Nesta sexta-feira (5), depois de mais de três anos e quase 7 milhões de mortes, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que a Covid-19 não é mais uma Espii (Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional).
A indicação de que uma doença representa uma emergência de saúde global se dá por um comitê formado frente a uma possível ameaça. Os membros desse conselho se reúnem e aconselham o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, se a situação representa ou não uma emergência a nível global.
No caso da Covid, isso ocorreu em 30 de janeiro de 2020. Desde então, os membros do comitê mantinham a posição de que a infecção continuava representando um risco mundial. Isso mudou somente com a última reunião, ocorrida quinta (4), em que o grupo observou que a doença não representa mais uma preocupação para a saúde pública a nível mundial.

