O Vestibular da UEL e seu Impacto na Educação e na Economia
O vestibular da UEL é um marco para os estudantes que vêm de várias cidades do Paraná e do Brasil
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
O vestibular da UEL é um marco para os estudantes que vêm de várias cidades do Paraná e do Brasil
Folha de Londrina
Neste domingo e segunda-feira, milhares de estudantes farão o vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina), um dos mais concorridos e prestigiados do país. Essa edição do concurso chega com uma novidade que deve facilitar a vida de muita gente, pois será realizado em uma única fase, evitando dois deslocamentos, principalmente para quem vem de fora de Londrina para concorrer a uma das vagas.
A mudança tem o objetivo de simplificar o processo seletivo, mantendo a tradição de uma prova interdisciplinar que avalia tanto o domínio do conhecimento quanto a capacidade crítica e interpretativa dos candidatos.
O vestibular da UEL é um marco para os estudantes que vêm de várias cidades do Paraná e do Brasil e também um grande momento para setores como o hoteleiro e gastronômico, ressaltando sua importância para a economia local.
A primeira etapa começa no domingo, dia 17 de novembro, com a prova de conhecimentos gerais, reunindo 60 questões de múltipla escolha, sobre artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa e literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), matemática e química.
Já no dia 18, segunda-feira, os candidatos vão fazer a redação e a prova discursiva de conhecimentos específicos, sendo duas indicadas pelos colegiados dos cursos e uma terceira de sociologia para todos os candidatos. “Nós entendemos que a sociologia é importante para que o estudante possa ter essa base de conhecimento, possibilitando que ele possa compreender a sociedade como um todo”, aponta a professora Sandra Garcia, responsável pela Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos).
Neste ano, 16.338 candidatos estão em busca de uma vaga em um dos 53 cursos de graduação da UEL. Ao todo, são 3.180 vagas, sendo 1.956 pelo vestibular e o restante para as demais formas de ingresso, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e a Prova Paraná Mais. Dentre os inscritos, 13.306 são paranaenses, 2.344 vêm de São Paulo e 688 de outros estados.
Além do aspecto acadêmico, o vestibular da UEL beneficia a cidade de Londrina ao atrair cerca de 10 mil candidatos de fora. A alta ocupação dos hotéis e o aumento do movimento em bares e restaurantes é uma prova do impacto positivo que esse evento educacional na economia local. Momentos como esse oferecem um alento para setores que dependem do fluxo turístico.
Obrigado por ler a FOLHA!

