A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro como melhor atriz em filme de drama, domingo (5), por seu trabalho em "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, tem um significado que vai muito além do reconhecimento artístico. A atriz conseguiu fazer, na madrugada de segunda-feira (6), algo que normalmente se via por aqui especialmente em competições esportivas: brasileiros atravessando a madrugada para torcer por um conterrâneo que disputa um prêmio na cultura.

Quando uma outra icônica atriz, Viola Davis, anunciou o nome de Fernanda Torres, a festa se fez nas salas em volta da TV e até em bares. O brasileiro estava cheio de orgulho novamente.

Fernanda Torres é a primeira atriz brasileira a triunfar no Globo de Ouro. A mãe dela, Fernanda Montenegro, foi muito premiada internacionalmente por vários filmes e também "Central do Brasil", do mesmo Walter Salles, em 1999. Neste ano, ela chegou a ser indicada para o Globo de Ouro e o Oscar. Perdeu o primeiro para Cate Blanchett, por "Elizabeth"; e o segundo para Gwyneth Paltrow, que ganhou a estatueta por "Shakespeare Apaixonado", situação considerada pelos brasileiros como uma das maiores injustiça do cinema. Para as novas gerações, seria algo comparável com o jogador Vinicius Junior perdendo a Bola de Ouro para o espanhol Rodri.

"E eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe, que esteve aqui há 25 anos. Esta é a prova de que a arte pode superar momentos difíceis, como a Eunice Paiva, que eu interpreto, mostrou. É um filme que nos ajuda a mostrar como sobreviver em tempos difíceis."

Fernanda Torres venceu atrizes que são verdadeiros medalhões de Hollywood. A carioca é a terceira atriz brasileira a ser indicada ao Globo de Ouro. Além de Montenegro, somente Sonia Braga teve essa honra.

Com a conquista de domingo, Fernanda Torres lembra ao mundo o papel do Brasil como um celeiro de artistas excepcionais e demonstra mais uma vez o poder de crescimento da presença brasileira nas produções audiovisuais globais, apesar limitações orçamentárias e dificuldades de distribuição.

Fernanda Torres não é uma desconhecida no cenário artístico internacional. Seu talento e performances memoráveis na comédia e no drama são reconhecidos no Brasil e em muitos países. No entanto, o Globo de Ouro é um dos eventos mais prestigiados da indústria cinematográfica e eleva ainda mais o nome da atriz ao templo consagrado dos grandes intérpretes da atualidade. Também convida ao mundo para que volte os olhos para a riqueza cultural brasileira.

O cinema, assim como outras manifestações artísticas do país, enfrenta desafios que vão desde a falta de investimento até a desvalorização do setor artístico. Mas momentos como esse mostram que o talento e a criatividade brasileiros são capazes de romper barreiras.

Obrigado por ler a FOLHA!