Parabéns à Folha de Londrina e a jornalista Célia Musilli pelo excelente artigo O Retorno do Recalcado. É sempre um imenso prazer ver colunistas de verdade que se importam com a liberdade e o bem comum e não se pautam pelas amarras de ideologias conservadoras. VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA!!!

Iara Lessa (jornalista) - Londrina.

O retorno do recalcado 2

Em resposta à Célia Musilli. Você pergunta onde nós estávamos. Estávamos onde sempre estivemos: aqui mesmo. Mas estávamos amordaçados por vocês, que não nos deixavam falar. Agora podemos falar e vocês não gostam do que ouvem, não é? Porque só as suas palavras são verdadeiras e devem ser ouvidas e escritas. Esse tempo acabou. Aprendam a viver convivendo com o que não gostam. Afinal, vocês nos obrigaram a isto por mais de 20 anos. Agora é a nossa vez de falar. E até de ouvir vocês. Mas temos todo o direito de dizer que não gostamos do que vemos e ouvimos. Isto se chama LIBERDADE.

Nina Cardoso (psicóloga) - Londrina

Paraíso chamado Brasil

Nação de extensão continental, de diversidade étnica inigualável, país que acolheu a todos sem distinção, atribuiu a todos liberdades nunca vistas, educação aberta a quem interesse, uma nação hospitaleira por natureza, povo muito bom e trabalhador. Setor industrial pujante, uma agricultura de ponta, onde temos no mínimo duas safras anuais, enfim, um agronegócio fantástico em todos os setores, que positiva o superávit da balança comercial, um setor de metalurgia forte. Em resumo, o Brasil é um país completo, auto suficiente em suas necessidades. Então a grande dúvida que nos faz refletir com muito critério, por que estamos nesta situação delicada, onde todos os setores públicos são carentes? Algumas respostas estão visíveis até ao cidadão mais simples, tais como, custos da máquina pública insustentável, com proventos fora da realidade, os desperdícios de recursos, por não aplicação em áreas prioritárias. E o pior de todas, a corrupção, em toda hierarquia política (federal, estadual e municipal) instalada no País. Necessitamos de uma justiça rígida e dura, para não termos decisões como a de Lula. Nesse momento, o governo federal começa a dar exemplos de um pai a seus filhos, muito bom para a nação, pois, é nosso dever construirmos um país para nossos netos e gerações futuras, e colocar a nação no patamar que merece, um paraíso chamado Brasil.

Yochiharu Outuki (engenheiro agrônomo) - Itambaracá.