Atrair empresas para o município é sempre um desafio nesses tempos em que a concorrência pela geração de empregos e a atração de recursos financeiros pesam muito na balança. Assim, a notícia de que o grupo J.Macêdo deve instalar um complexo industrial na zona Norte de Londrina foi recebida com otimismo pela classe empresarial e lideranças da cidade. O protocolo de intenção foi assinado nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Marcelo Belinati e o presidente executivo da empresa, Walter Faria Júnior. Nesta quinta-feira (18), foi a vez do empresário oficializar com o governador Ratinho Junior a adesão da J.Macêdo ao programa Paraná Competitivo.

O projeto prevê a construção de um moinho de trigo, duas fábricas – uma de biscoito e outra de massas –, um centro de distribuição e um centro tecnológico de pesquisa e inovação sobre o trigo. A expectativa é que sejam investidos pelo menos R$ 500 milhões na unidade. O número de empregos a ser gerado em um projeto como esse mostra a importância de uma grande planta industrial para a economia da região. Segundo a empresa, serão gerados 1.500 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos.

Será o segundo investimento do grupo em Londrina, presente na cidade desde 1975 com o Moinho Dona Benta. O lançamento da pedra fundamental está previsto para o segundo semestre de 2019 e as primeiras operações devem iniciar em um ano ou dois após o início das obras. A prefeitura doou o terreno de 376 mil metros quadrados, localizado no futuro parque industrial na zona Norte, e o governo do Estado concederá benefícios fiscais para viabilização do projeto.

Ao enumerar os motivos que levaram a empresa a instalar a nova planta em Londrina, o empresário mostra a importância de um município planejar um processo que considere a integração entre infraestrutura e confiabilidade. A J.Macêdo, que tem sede em Fortaleza, destacou como pontos fortes o histórico de desenvolvimento da cidade, o equilíbrio das contas públicas, o parque tecnológico, infraestrutura e a viabilização de um condomínio industrial.

A aposta de um grupo do Nordeste em Londrina tem o poder de ampliar os resultados positivos para além do investimento de R$ 500 milhões. As consequências poderão ser muito mais interessantes se o exemplo sensibilizar os empresários locais a também reconhecerem o potencial da sua cidade, contribuindo para o desenvolvimento da região.