O Paranáperde uma referência
Rafael Greca
O Paraná perde importante referência política, construída ao longo de oito mandatos legislativos. O deputado Aníbal Khury serviu ao nosso povo com toda a intensidade de sua alma política. Tomou nossas dificuldades sobre seus ombros e as recriou em soluções políticas que compõem a história do Paraná nos últimos 50 anos. Sua última eleição, na qual tive a honra de fazer uma dobradinha eleitoral, foi consagradora. O povo sufragou-o gloriosamente confirmando nas urnas a liderança por todos nós conhecida.
Os 36 anos de Assembléia Legislativa do Paraná, somados aos 10 longos anos de injusta privação dos direitos políticos, deram a Aníbal Khury uma valiosa experiência, que pude testemunhar enquanto fui deputado estadual constituinte, prefeito de Curitiba, Chefe da Casa Civil, secretário de Governo do Paraná e mais recentemente, na condição de deputado federal e ministro de Estado. Aníbal foi decisivo na articulação da minha candidatura à Prefeitura de Curitiba, em 1992. Sempre distinguiu a mim e a minha Margarita com palavras de respeito, estímulo e reconhecida admiração.
Soube da sua morte pelos lábios de Dona Niva, sua valorosa companheira, em telefonema enternecido, minutos após o infausto desenlace. Aníbal nos fará muita falta, partidariamente, civicamente e enquanto fonte de sabedoria política.
Ao prantearmos sua existência mortal, durante o guardamento, com muita justiça realizado no Palácio Iguaçu, impõe-se guardarmos para sempre em nossos corações paranaenses as lições de sua eloquente trajetória, permeada pela sagacidade política ímpar. Propomos a publicação de sua biografia, e do conjunto de seu pensamento em forma de perpetuarmos sua obra.
A história, e o bom Deus, certamente lhe farão Justiça.
- RAFAEL GREGA DE MACEDO é deputado federal pelo PFL-PR e ministro do Esporte e Turismo

mockup