O LEITOR ESCREVE
Corão ou Alcorão?
Surpreende-me a insistência de certos jornais em chamar o livro santo dos muçulmanos ‘‘O Corão’’ e não ‘‘O Alcorão’’. Argumentam os conhecedores que o ‘‘al’’ árabe nada é do que o artigo definido ‘‘o’’. Assim, dizer ‘‘O Alcorão’’ seria pleonasmo: ‘‘O o Corão’’. Etimologicamente eles estão certos. Contudo, ao passarem para o português, as palavras árabes que começam com ‘‘al’’ passaram com esse artigo incorporado a elas e inseparável delas. Dizemos ‘‘o açúcar’’ (e não ‘‘o sucar’’), ‘‘o arroz’’ (e não ‘‘o roz’’), ‘‘a alfândega’’ (e não ‘‘a fandega’’), ‘‘a álgebra’’ (e não ‘‘a gebra’’) e tudo mais. Em francês, por oposição, essas palavras são usadas sem o artigo original árabe. Dizem: le sucre, le riz, le coton etc. Cada língua tem seus caminhos.
A palavra ‘‘alcorão’’ obedece, portanto, à tendência geral da língua portuguesa no que diz respeito às palavras de origem árabe, e ela tem sido assim adotada pelos filólogos. Todos os dicionários que consultei usam ‘‘O Alcorão’’ e não ‘‘O Corão’’, tais como o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, da Companhia Editora Nacional; o Dicionário Português-Francês, de Olívio de Carvalho; o Dicionário Koogan Larousse; o Dicionário Enciclopédico Tudo, da Abril Cultural; o imponente Aurélio; o Novo Michaelis Português-Inglês. O certo, portanto, é dizer e escrever ‘‘O Alcorão’’ e não ‘‘O Corão’’.
- MANSOUR CHALLITA, presidente da Associação Cultural Internacional Gibran, Rio de Janeiro
Bosque
Com a aproximação do Dia da Árvore lembrei-me da inauguração do Zerinho, pista de cooper entre as duas alas do Bosque, no centro de Londrina. Na presença de umas 300 pessoas, algumas ostentando orgulhosamente camisetas com motivos ecológicos, crianças fantasiadas de plantas, banda de música, discursos das autoridades enalteciam a natureza com a promessa de revitalizar o Bosque com espécies nativas. No término da solenidade, no esquema da propaganda política, foram disparadas dezenas de foguetes. Assustado com o infernal tiroteio, o único casal de sabiá (que há muito vivia na quadra inferior alegrando com o melodioso canto) também sumiu. Os bentevis abandonaram o Bosque. Na quadra superior, um casal de tietê, bela e rara avezinha canora, que todos os anos construía seu artístico ninho, desapareceu.
Quanto à prometida revitalização do Bosque só ocorreu bem mais tarde, quando mudinhas foram entregues aos alunos que as plantaram num tom de festa. Mas estudante nenhum apareceu para regá-las. O caminhão-pipa da Prefeitura esteve ali por três vezes, com mangueira de grosso calibre e fluxo violento de água que quase arrancouas mudinhas. Assim, as plantinhas que hoje deveriam estar crescidas morreram todas.
- LUIZ JULIANI, fotógrafo ambulante, Londrina
Pedágio
Esta ‘‘briguinha’’ entre o governo do Estado e as concessionárias do Anel de Integração é um desrespeito com os paranaenses, que em meio a esta situação desagradável ainda não viram o início imediato de nenhuma obra de duplicação conforme prometeu o governador. Esta alegação das concessionárias de que a redução das tarifas compromete as obras é piada. Afinal, este ramo é uma mina de ouro, perdendo só para os cartórios. É inconcebível reclamar de financiamentos quando se tem dinheiro vivo entrando nos caixas das praças de pedágio. Está na hora de as concessionárias pararem de reclamar da ‘‘sorte’’ e começar a mostrar serviço para que o pedágio passe a ser justo.
- ÁLVARO JOSÉ MANCHINI, Londrina
Advertência
O Consulado Geral da República Federal da Alemanha foi notificado sobre o aparecimento, no Brasil, de uma corrente de correspondência originária da Alemanha, que anuncia um jogo de azar. Nessas cartas uma empresa fictícia promete elevados prêmios em troca do envio de determinada soma em dinheiro. O Consulado Geral adverte o público contra essas práticas fraudulentas, que em última análise favorecem apenas os promotokres do tal ‘‘jogo’’.
- CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA, Curitiba
Contra a TV
Parabenizo o leitor Edimilson Bernardes pela carta intitulada ‘‘Um grito contra a TV’’, publicada nesta seção dia 13. Concordamos plenamente com tudo que foi colocado. Sua reflexão é oportuníssima. Os maiores responsáveis somos nós mesmos. Estamos infringindo leis divinas. ‘‘Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele’’ (Pv 22.6).
- NATIVIDADE FARIAS DE MORAES, Londrina
Só no Brasil
Simplesmente ridículo: ‘‘Anistia a multas (de trânsito) tem parecer favorável’’. Iniciativa claramente eleitoreira. Mas o pior é que favorece quem não cumpre suas obrigações. Se for para adotar esse critério, então que seja devolvido o dinheiro de quem já pagou. Só no Brasil, mesmo.
- MARCOS EDUARDO NUNES, Londrina
Cumprimento
Cumprimentamos o sr. João Milanez e demais diretores pela realização e sucesso da 20ª edição dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Parabéns.
- ROBERTO KANASHIRO, vereador em Londrina
Correção
- Ao contrário do que foi divulgado na notícia ‘‘Brasoft lança game em 3D durante show de rock em São Paulo’’, publicada na edição de hoje do caderno Folha Informática, o lançamento acontece no Rio de Janeiro, no Metropolitan.
- Por erro de paginação, a notícia ‘‘Homem é preso por tráfico de drogas e assalto’’ publicada na página 3 do caderno Folha Londrina, que circula apenas em Londrina, foi repetida na página 5 do primeiro caderno. A notícia original ‘‘Deputados perdem na Justiça caso de aposentadoria’’ está sendo publicada hoje na página 5 do primeiro caderno.
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato e profissão/ocupação do remetente. O jornal poderá resumi-las conforme disponibilidade de espaço. Correspondência via Internet deve conter: nome completo, cidade de origem, telefone, documento de identidade e endereço eletrônico e profissão/ocupação. E-mail Folha do Paraná/Folha de Londrina: [email protected]

mockup