Parabéns
Parabéns a toda equipe da Folha2 pela excelente entrevista com o novo secretário Municipal da Cultura, Bernardo Pellegrini, mostrando suas idéias, seus conceitos e os desafios que irá enfrentar ocupando um cargo que, durante quatro anos, ficou nas mãos de gente de talento e gosto duvidosos, quando o assunto é ação cultural.
É bom ver a Folha enfocando a cidade, destinando um espaço grande e importante para o que acontece em Londrina, cidade de expressiva produção artística.
- MARA LÚCIA CARVALHO, Londrina
Respeito
Pasmo e indignado. Foi como eu me senti ao acompanhar pela TV Senado a troca de hostilidades dos senadores Jader Barbalho e Antônio Carlos Magalhães.
O mais irritante das declarações foram as denúncias de desvio de recursos na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam): dinheiro do povo que deveria estar sendo empregado em projetos de desenvolvimento da região amazônica, mas que sumiram simplesmente, desviado por patifes especializados em fraudar e lesar o patrimônio público.
As denúncias são graves, não só envolvem atos de improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, prejuízos ao erário e atos contra os princípios da administração pública, como ferem também o decoro parlamentar.
Considerando-se que os dois senadores já foram anteriormente punidos com advertência, o mínimo que se espera do Senado Federal é uma atitude exemplar, mesmo porque os tempos mudaram e a opinião pública merece uma explicação, ou pelo menos respeito.
- ANTÔNIO SÉRGIO NEVES DE AZEVEDO, engenheiro, Santa Cruz do Monte Castelo
Agradecimentos
Nosso colégio passou nos últimos anos por várias situações desconcertantes. Vimos o bom trabalho de anos e de tantos profissionais, se não esquecido, com certeza oculto numa sequência de acontecimentos lastimáveis para a educação, decorrentes da falta de comprometimento de alguns e da omissão de outros. Mas, como já disse um dia Emmanuel Kant: ‘‘toda mudança para melhorar depende exclusivamente da aplicação de nosso próprio esforço’’. Foi da aplicação do esforço de tantos funcionários, professores, diretores e comunidade escolar, que a mudança aconteceu. Nos dias 14 e 15 desse mês, tivemos a formatura de nossos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Uma formatura que há tempos não acontecia, preparada com todo esmero, cuidado, dedicação e beleza que os formandos mereciam.
Um trabalho árduo, de aproximadamente nove meses, de resgate de toda a credibilidade que um dia nosso colégio já teve, uma equipe de pessoas confiantes, com amor e dedicação que fizeram a diferença e a mudança aconteceu. Queremos ressaltar que tudo foi possível também pela ajuda de pessoas e a elas deixamos registrado aqui todo o nosso agradecimento: ao doutor Danilo Pereira Júnior, pela cessão do auditório no prédio da Justiça Federal, à supervisora, Silvana Ferreira Bozatto, que tanta atenção nos dispensou e ao senhor Pedro Luis Lepri, gerente do PAB da Caixa Econômica Federal pela cessão do espaço exclusivo dessa entidade. Agradecemos ainda a presença de todas autoridades que abrilhantaram nosso evento e aos que, direta ou indiretamente, colaboraram para nosso sucesso. Enfim a Deus que torna tudo possível.
- ANITA MARIA RODRIGUES, diretora auxiliar do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, Londrina
Transgênicos
Somos em princípio o que comemos. Assim sendo e com todo o cuidado que uma pesquisa científica de vasta transformação como é o caso da implantação de produtos agrícolas transgênicos - bom lembrar aqui o desenvolvimento da energia nuclear e as promessas de não utilização que não fosse meios pacíficos - necessário é pois muito cuidado, transparência e principalmente fiscalização amplas no que está se desenvolvendo, e também rigor aplicativo de lei que venha imputar penas severíssimas aqueles que eventual venham a promover e desenvolver, com dolo ou não, produtos que possam interferir ou alterar a genética daqueles que se alimentam destes produtos.
Desta forma e na área de pesquisa deve-se: 1- Analisar criteriosamente as semelhanças e diferenças de composição do produto a ser alterado, na sua forma original e também na sua forma alterada, e promover inúmeros testes de utilização, ‘‘in vitro’’ e ‘‘in vivo’’, testes estes na dimensão e amplitude e também rigor de análise e conclusões a exemplo do que faz a Drug and Food Administration - FDA dos EUA. 2- Procurar comprovar que o gene utilizado na alteração não tenha origem de algum ser vivo que possa alterar a genética daqueles que irão utilizar o produto como alimento ou de desenvolvimento de doenças, quer no homem, quer na cadeia alimentícia onde o homem se situa no topo. 3- Análise profunda do produto que o gene irá sintetizar com respaldo em sua composição, estrutura, quantificação, estabilização metabólica geral. 4- Verificação em nível médico de grau alergênico e de toxicidade do produto sintetizado por transplante de genes.
E como se não bastasse, e lembrando o ditado que diz : ‘‘o inferno está cheio de pessoas com boas intenções’’, rogamos a Deus que nos ajude.
- RICHARD FONTANA, empresário, Londrina
Mercado de trabalho
Contrariando qualquer resto de preconceito, cada vez mais mulheres trabalham com tecnologia de ponta, e não estou falando de operar fornos de microondas. É a informática que elas estão invadindo.
O mito de que mulheres e alta tecnologia são incompatíveis está caindo por terra. Cada vez mais a mão-de-obra feminina se apropria de profissões e funções neste setor. Até por uma questão de oportunidade. Muitas das atuais ofertas de emprego estão especialmente na área de informática. Empresas privadas são as que mais oferecem emprego exigindo, é claro, o conhecimento. Hoje é um ótimo negócio optar por profissões ligadas à promissora área de tecnologia. As mulheres estão explorando esse filão.
Know-how pode não ser o único trunfo feminino quando o assunto é trabalhar com tecnologia de ponta. Mulheres estão chegando ao mercado de trabalho com alta escolaridade, com mais cursos e aperfeiçoamentos do que os homens, o que a princípio as qualifica mais ainda para profissões que exigem muito conhecimento teórico.
Normalmente a mulher tem que se esforçar mais e mostrar mais serviço para ser reconhecida, mas nem adianta ressuscitar a velha guerra entre os sexos. Em profissões na área de tecnologia ou em qualquer outra, o que o mercado quer é competência, não importa se o profissional usa gravata ou saia. As exigências são outras. Ser empreendedor, ter capacidade de planejamento, de relacionamento interpessoal, flexibilidade e criatividade são características muito bem-vindas.
- HEYDI ALINE COSTA, estudante, Londrina
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato e profissão/ocupação do remetente. O jornal poderá resumi-las conforme disponibilidade de espaço. Correspondência via Internet deve conter: nome completo, cidade de origem, telefone, documento de identidade e endereço eletrônico e profissão/ocupação. E-mail da Folha de Londrina/Folha do Paraná: [email protected]

mockup