O LEITOR ESCREVE
ILES
Há dois anos, quando fui convidado por d. Rosalina para prestar serviço no ILES (Instituto Londrinense de Educação para Surdos), que há tempos estava sem dentista, senti-me honrado e apreensivo. Não tinha idéia de qual seria minha performance no atendimento clínico às crianças com deficiência auditiva, mesmo diante da minha condição de professor pós-graduado da disciplina de Odontologia Social e Preventiva da UEL e especialista em Periodontia e não em Pediatria, atendimento a pacientes especiais, como o caso exigia. Com o tempo, aquelas dóceis criaturas, professores e funcionários do ILES ensinaram-me lições maravilhosas de vida. Com eles aprendi, entre outras coisas, que nada sabemos e nada saberemos se não formos humildes; que a arrogância é parceira da injustiça; que o silêncio é a melhor resposta às críticas; que a sinceridade é o
sentimento puro estampado em nossos olhos; que quando falta um sentido os outros compensam-no e que a oportunidade do diálogo deve ser estendida a todos, independente desses sentidos.
- FÉLIX RIBEIRO, Londrina
Geração perdida
O que será da nova geração? E os alicerces sociais e familiares das gerações futuras? Vi, na última quarta-feira, na televisão, em pleno meio-dia, um fato estarrecedor, na presença da minha sobrinha de cinco anos. Para desespero de moralistas marmiteiros, não foi nenhuma cena de mulher pelada e nem de amor livre. E sim um verdadeiro estupro contra milhares de crianças indefesas, idosos e aposentados currados de forma direta e trabalhadores seviciados.
Por cinco votos a zero, juízes do STF determinaram uma indenização de quase 200 milhões de reais em favor da empresa aérea Transbrasil, que reclamava lucro cessante ou perdas e danos devido ao congelamento tarifário no Plano Real. Tivemos recentemente aquela indenização imoral de cheque devolvido erroneamente pelo Banco do Brasil. No Estado do Rio o governo terá de pagar indenização que corresponde ao valor de três meses do seu orçamento bruto. O que mais revolta é que não se vê com a mesma frequência e rigores determinações judiciais a favor do coletivo. Por exemplo, como ficou o povo na venda da TCGL?
- JOSELITO TANIOS HAJJAR, Londrina
FILO
Estamos encerrando os trabalhos relativos à edição comemorativa dos 30 anos de história do Festival de Londrina e vimos agradecer à ‘Folha de Londrina’ pela ampla cobertura que, sem dúvida, colaborou no sentido de dar maior amplitude ao evento, além de possibilitar retorno significativo aos patrocinadores. Com satisfação informamos que cerca de 40 mil pessoas acompanharam nossa programação artística em teatros, ruas, praças, parques, bares e espaços cênicos alternativos e especialmente criados pelo FILO. Foram apresentados 25 espetáculos, 12 demonstrações de trabalho, um lançamento de livro, um encontro de diretores e nove shows musicais por 20 grupos de 11 países, garantindo, mais uma vez, um dos objetivos básicos do Festival, que é o intercâmbio cultural entre artistas de vários continentes e público em geral, além de projetar Londrina nacional e internacionalmente como grande pólo de promoção e produção cultural.
- NITIS JACON DE ARAÚJO MOREIRA, vice-reitora da Universidade de Londrina e diretora do FILO
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato. O jornal se reserva o direito de resumi-las, se ultrapassarem 15 linhas.

mockup