Criança (1)
Para que as flores encantem os jardins, perfumem o ar e se tornem motivos decorativos no espaço que ocupam, é necessário que as sementes sejam entregues aos cuidados da mãe natureza que, atendendo aos desígnios de Deus, nascem e crescem, cobrindo com o verde de suas folhas a terra que lhe dá a vida, transformando em esperança os anseios dos que esperam um futuro tranquilo e equilibrado.
- JOÃO SILVA LOPES, Londrina
Criança (2)
Um dos quadros mais terríveis apresentados no mundo contemporâneo refere-se ao sofrimento das crianças. São elas as vítimas do próprio lar, se assim muitos pode ser chamados. Maus-tratos físicos, morais, sentimentais, tão comuns hoje, praticados pelos primeiros responsáveis pela educação e pela formação dos filhos. Esse são o reflexo de uma sociedade desarvorada e sem rumo.
Como se isso não bastasse, vemos agora em nossas cidades brasileiras os estabelecimentos de ensino médio sendo palco de violência. Professores e funcionários estão em sobressalto por ameaças de alunos que portam armas e por traficantes rondando as escolas na sanha de escravizar incautas crianças. Os pais hoje não vêem a escola como um lugar seguro para seus filhos.
E o que dizer do mundo das guerras vitimando crianças? Do holocausto contra os judeus no período da Segunda Guerra Mundial, quando milhares de crianças foram arrancadas das famílias aos gritos pela truculência dos desalmados e levadas à morte? Mas e a guerra dos nossos dias, muito mais próxima devido à modernidade das comunicações trazendo imagens estarrecedoras da estupidez humana e da perversidade do adulto ‘‘racional’’ contra indefesas crianças, agora sem família e sem pátria?
Diante deste quadro contra as crianças no mundo, eis uma passagem bíblica para se pensar na gravidade deste tipo de comportamento: ‘‘...Quem receber uma criança, tal como está, em meu nome, a mim me recebe. Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um desses pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e se fosse afogado na profundeza do mar.’’ (Mateus, 18-5,6).
- JOEL PUGSLEY, Curitiba
Multimídia
Oxigenar os espaços urbanos com cultura, a exemplo da Exposição Poeta Multimídia, sobre Paulo Leminski, é atitude mais que louvável. Parabéns aos promotores! Que a idéia floresça!
- WALTER NEY ALMEIDA RÊGO, Londrina
Despertar
A solução dos problemas de educação, saúde, habitação ou meio ambiente que atingem o País está diretamente relacionada a compromissos da sociedade. O governo tem um importante papel a cumprir nessa direção, mas cabe às demais instituições, entre as quais se incluem as empresas, assumir sua parcela de responsabilidade na melhoria das condições de vida da população brasileira.
Sem dúvida, uma organização que desempenha bem o seu papel, atuando com eficiência no mercado, está contribuindo para uma sociedade melhor. Mas é preciso ir além. As corporações devem apoiar ou desenvolver projetos sociais, assumindo o papel de ‘‘empresas cidadãs’’, com a adoção de uma postura cada vez mais sensível aos problemas da comunidade e atuando como agentes no resgate da dívida social brasileira.
De todas as áreas sociais em que as empresas podem atuar, acreditamos que educação e saúde devem ser prioritárias. Direitos de qualquer cidadão, estão, lamentavelmente, entre os principais indicadores de pobreza no País. Por isso, há muito o que fazer. O investimento nesses campos determinará a qualidade do futuro do Brasil. Com criatividade, as empresas podem atuar ao lado de entidade da sociedade civil e também do Poder Público, buscando alternativas para melhorar a formação de nossas crianças e jovens e o atendimento médico à população de baixa renda.
Se investir em educação e saúde é decisivo para o País, também é condição essencial para que uma empresa moderna evolua na construção da imagem da ‘‘empresa cidad㒒 e tenha êxito em suas metas empresariais. Ao participar de projetos sociais, ela será igualmente beneficiada, pois qualidade, produtividade e competitividade estão diretamente relacionadas ao grau de formação e preparo dos empregados.
- ANTONIO JACINTO MATIAS, São Paulo
Lions Clube
O Lions Clube Internacional foi criado por Melvin Jones em 7 de junho de 1917 e sua homologação ocorreu na 1ª Convenção Internacional de Dallas no Texas, cujo encerramento se deu em 10 de outubro do mesmo ano, datando assim oficialmente sua fundação. Com grande ênfase e repercussão mundial, o clube chegou também ao Brasil em 16 de abril de 1952, Dia do Leonismo Nacional, com a fundação do Lions Clube do Rio de Janeiro, por Armando Fajardo, considerado o construtor do leonismo brasileiro. Nestas quase cinco décadas, o Lions se apresenta com um exército de 49.510 sócios em 1.889 clubes e 30 distritos no Brasil, enquanto no mundo somos 1.436.362 sócios.
Baseado na máxima do servir desinteressado às nossas comunidades, o clube tem como aspectos fundamentais o seu Código de Ética e Objetivos. Nossos clubes têm por finalidade atuar junto ao Poder Público constituído no que se refere aos problemas de nossa comunidade, engrossando fileiras no sentindo principal da qualidade e valorização da vida, partindo assim dos pressupostos básicos tais como: trabalho preventivo à saúde, o enaltecimento do civismo e cidadania, a promoção da educação libertadora, o direito à segurança, e enfim uma vida mais saudável, honrada e digna para todos desde os infantes aos idosos.
- CARLOS ROBERTO DE SOUZA, Londrina
Gritaria
Segundo o presidente Fernando Henrique Cardoso, ‘‘gritaria não constrói’’. Sou da opinião de que o barulho ajuda os políticos a despertar para a realidade.
- ELISETE PEREIRA, Curitiba
Pinochet
Realmente foi muito constrangedor o que estão fazendo com o ‘‘pobre do velhinho’’, o general Augusto Pinochet, do Chile. Pobre velhinho agora, mas quando ele estava no poder não tinha piedade de ninguém. Vai ver que até mandou matar ‘‘pobres e indefesos velhinhos’’ em algum quartel-general do Chile. Perdoá-lo por razões humanitárias? Não sei o nome do autor da frase, mas diz o seguinte: ‘‘Não perdoe um velho só por ser velho, pois os cafajestes também envelhecem.’’
- MÁRCIO DICESAR BENASSI, Sertanópolis
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato e profissão/ocupação do remetente. O jornal poderá resumi-las conforme disponibilidade de espaço. Correspondência via Internet deve conter: nome completo, cidade de origem, telefone, documento de identidade e endereço eletrônico e profissão/ocupação. E-mail Folha do Paraná/Folha de Londrina: [email protected]

mockup