O leitor escreve
Combustíveis
As declarações do diretor regional do Sinduscombustível, publicadas dia 10, no Caderno Londrina, são graves e não devem ser ignoradas. Da forma como foi colocado na reportagem - e que obviamente não cria os fatos, apenas os relata - nos leva a crer que realmente o Posto Carrefour vem praticando atos que caracterizam abuso do poder econômico, o que enseja medidas judiciais para limitação dessas atividades ilegais (a venda, a preço abaixo do custo, injustificadamente, é vedada pela legislação). Também é proibido aos fornecedores estabelecer distinção entre seus clientes, sob qualquer prisma - inclusive pela justificativa apresentada na reportagem, de compra em grande quantidade.
E, embora a curto prazo essas medidas possam deixar transparecer benefícios ao consumidor, elas geram, a médio prazo, uma diminuição da concorrência, alijando-a do mercado, e facilitam a formação de cartéis do combustível, tão comuns atualmente no País. Porém, o modo de agir de alguns donos de postos - adulteração de combustíveis - é injustificável sob qualquer pretexto, inclusive a concorrência desleal. Portanto, cabe àqueles que se entenderem lesados buscar os meios corretos de ação. Sugerimos denúncia à Secretaria de Direito Econômico, em Brasília, para apuração da irregularidades. Aquele órgão tem poderes para impedir atos desta espécie, e vem coibindo de modo satisfatório atos análogos, quando comprovados. Caso contrário, quem arcará com os prejuízos - como sempre - será o consumidor.
- CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES, advogado, Londrina
Armas
Minha mãe sempre me contou uma estória sobre uma campanha feita no Brasil para acabar com as dívidas, extinguir a miséria e gerar riquezas para todos os brasileiros. A campanha era Ouro para o Brasil, onde os patriotas entregavam as suas jóias em prol do desenvolvimento da Nação. Toda esta encenação comprovou-se depois ser a maior enganação sofrida pelos brasileiros, só superada pelo confisco da poupança da Era Collor. Somente uma minoria de oportunistas é que lucraram com este estelionato coletivo.
Comparo esta campanha do ouro com a do desarmamento geral das pessoas de bem. A campanha com certeza não irá influenciar em nada na dimimuição da violência. O governo tenta desviar a atenção de toda a população da corrupção instalada em todos os cantos e o descaso com o social, causa da criminalidade cada vez maior. Admira-me a total falta de imparcialidade e de bom senso da grande parte dos meios de comunicação na questão das armas; eles irão incentivar e até mesmo coagir as pessoas honestas a entregar as suas armas legalizadas pela paz e o bem do Brasil, como se isso fosse o remédio para todas as mazelas aqui instaladas há muitas gerações. Com toda certeza, vai-se processar um ou outro confisco, desrespeitando o direito adquirido de propriedade e o direito de legítima defesa. Tenho uma certeza: não entregarei minhas armas.
Vislumbrando todo este quadro de absurdos, tenho minhas dúvidas com relação ao destino das armas possivelmente confiscadas. Grande parte delas, possivelmente, será desviada para os mais variados propósitos, da mesma forma que aconteceu com o ouro e jóias entregues aos nosso governantes. Por isso, devemos procurar os nossos direitos e buscar a Justiça contra esse novo descabido confisco.
- SANDRO ANTONIO MACHADO, auxiliar administrativo, Ibiporã
Impostos
A César o que não temos. Isso mesmo, não temos mais caixa para tantos impostos. Acaba de entrar em vigor a volta da criatividade do exá-ministro Adib Jatene, o CPMF. Na época, dizia-se destinado a amparar a saúde, que sob as asas do CPMF piorou e está falida. Não usaram a arrecadação exorbitante para salvar os doentes brasileiros, que morrem nas filas e corredores de hospitais. Cadê a verba arrecadada? Não bastasse a criatividade a volta do velho CPMF-Jatene, que era de 0,20%, teve o percentual aumentado para 0,38%. Simplesmente o dobro. Pior é que definitivamente não será investida essa arrecadação faraônica na saúde, educação etc.
Será que esta é a única criatividade que eles têm, ao invés de oferecer trabalho, emprego? E a produção tão desestimulada, como nossa agricultura, tão esquecida? Os senhores só sabem exigir impostos e multas! Só de pensar em enfiar a mão no bolso para emitir um cheque, Imposto nele. Se pagamos água, luz, tarifas, taxas e outras, essa é a indústria da multa. Se o salário mínimo sobe 4,7% ao ano, os impostos sabem o quanto eles querem. A resposta está nas ruas. Povo humilde, pobre, descapitalizado, na luta pela sobrevivência, sonegando, picareteando, prostituindo-se, vendendo os bens até a alma, e até roubando para os Césares do poder há 2 mil anos. A lei era dar a César o que é de César. Hoje é dar a César o que não temos.
- OSMAEL CHIAVELLI PUGA, Apucarana
Botafogo
Hoje teremos a primeira partida válida pela decisão da Copa do Brasil no Rio Grande do Sul, entre o nosso Botafogo e o Juventude. No outro domingo, dia 27, teremos a finalíssima dessa competição nacional no Maracanã, que essa mídia esportiva imunda e anti-Botafogo omite. Botafoguenses do Brasil, vamos nos unir em prol do nosso time para que ele seja o campeão brasileiro de 1999! Saudações alvinegras. Quanto à mídia imunda esportiva, cheia de pilantras, que levam grana de Flamengo e Vasco, vamos mandá-los para aquele lugar, é o lugar deles. Avante Botafogo!
- FERNANDO EGYPTO, Petrópolis
Direitos do consumidor
A administração Jaime Lerner encontra-se sempre à frente, levando em conta a necessidade do cidadão, e nos momentos de dificuldades econômicas é de suma importância a garantia do consumidor. O secretário de Estado Sérgio Spada apresentou de forma clara e objetiva a abrangência de sua secretaria e suas prioridades (Respeito aos direitos do consumidor publicado dia 14). Desejo sucesso a ele e que suas metas se ampliam de forma a atender a todas as cidades do Paraná.
- EDUARDO RIBEIRO NETO, Foz do Iguaçu
Ajuda a carentes
Muito me emociona o trabalho do padre Írio (Paróquia dá exemplo de atendimento a carentes reportagem do dia 15). Num mundo tão difícil, peço a Deus que o abençoe nesta jornada de ajuda aos mais necessitados, e que o povo londrinense esteja junto com ele nesta caminhada.
- CHRISTINA COSTA, Piumhí (MG)
Salário na AL
Sobre a notícia AL quer dobrar salário de assessores, publicada dia 17: creio não ser uma boa medida. Neste momento, em que tanto se fala em contenções de gastos, em que a saúde e educação, carecem de recursos, não se deve falar em aumentos. Por isso aplaudo a proposta do senador Álvaro Dias para a redução de deputados, senadores e vereadores.
- FLAVIO ARAMIS ACCORSI, ex-prefeito de Loanda
Correção
Na página 5 da Folha2, edição de Londrina e região de ontem, há erro no título Mostra de MPB divulga os concorrentes. O correto é Mostra de MPB divulga os selecionados. A mostra, que se realiza dia 30 em Londrina, não tem caráter competitivo.
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato e profissão/ocupação do remetente. O jornal poderá resumi-las conforme disponibilidade de espaço. Correspondência via Internet deve conter: nome completo, cidade de origem, telefone, documento de identidade e endereço eletrônico e profissão/ocupação. E-mail Folha do Paraná/Folha de Londrina: [email protected]





