O LEITOR ESCREVE
Dia Mundial da Saúde
Comemoramos a 7 de abril o Dia Mundial da Saúde. Esta data deveria ser festejada todos os dias. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela não é apenas uma ausência de doença física, mas também de ordem psíquica. As vacinas, o aleitamento materno, o soro caseiro, juntamente com campanhas sanitárias e educativas ajudaram a erradicar doenças que antes castigavam principalmente as crianças, como poliomielite, sarampo, difteria, muitas vezes levando-as à morte, estão hoje praticamente erradicadas.
Nossa população adulta, cada vez mais precocemente é vítima de doenças cardíacas, neurológicas, decorrentes de vida sedentária, do stress, do tabagismo, do álcool e demais drogas. Os hospitais estão abarrotados, com médicos e enfermeiros trabalhando em condições desumanas, não só pela baixa remuneração, mas também pela falta de leitos, que na maioria das vezes são ocupados por pessoas que aceleram inconscientemente sua internação, decorrente de acidentes de trânsito, por imprudência, brigas motivadas por excesso de drogas, coisas que muitas vezes poderiam ser evitadas.
Quando éramos crianças nossos pais tinham o maior cuidado para que crescêssemos com saúde e que jamais tivéssemos vermes ou anemia. Quando crescemos, muitas vezes substituímos esses cuidados por algum tipo de vida que não nos é saudável, deixando-os decepcionados. Aproveitemos ao máximo nossa saúde. Ela é nosso maior tesouro.
- ELIZABETH COTTING DOS SANTOS, Londrina
Plano Real
Muitos não concordam com o Plano Real por vários motivos. Não entro no mérito da questão porque nada entendo de economia. Foi gratificante ler na Folha de Londrina que a população de baixa renda está comendo mais e melhor. Constatou-se em pesquisa que está dando para comprar mais carne de frango, carne vermelha, ovos etc. O brasileiro está comendo mais alimentos construtores encarregados da estrutura do nosso corpo, recolocando as perdas que o organismo sofre. São alimentos ricos em proteínas, muito importantes no crescimento. Percebe-se isso observando nossos alunos que na hora do recreio comem a merenda com satisfação, não vorazmente como em outros tempos, onde em casa a alimentação era precária para alguns. Alimentar-se bem não quer dizer comer muito e sim comer as substâncias necessárias para o organismo não ficar desnutrido. Portanto, ponto positivo para o Real e para o estômago do brasileiro.
- ODETE BOTER GUIMBARSKI, Londrina
Desemprego
O desemprego está na ordem do dia. Há uma verdadeira fobia no momento com o enxugamento dos bancos, reforma do governo que vem vindo por aí, dificuldades de empresas em manter seu quadro de operários. Mas existem soluções que poderão ser colocadas em prática e o desemprego diminuirá. Vários economistas vêm afirmando que é possível resolver em parte esta questão. Há países onde o assunto está sendo debatido com a diminuição das horas de trabalho, rodízio de operários nas fábricas e assim por diante.
Para os países mais pobres são apresentadas quatro propostas:
1) Desenvolvimento rural que levaria de retorno ao campo milhares de famílias. Mas deve ser dado um verdadeiro apoio para o agricultor não desanimar de vez.
2) Empregos ligados à eliminação dos desperdícios dos recursos naturais e a uma manutenção da infra-estrutura.
3) Expansão dos empregos nos serviços sociais.
4) Construção de moradias populares para populações que vivem nas pré-cidades. Se não forem tomadas medidas corajosas a situação se tornará incontrolável nas cidades maiores e a segurança das pessoas será sempre mais crítica. Basta uma vontade política para resolver o problema do desemprego.
- Pe. NATALICIO JOSÉ WESCHENFELDER, Palmas
Coices de mula
Todos nós ficamos chocados com o mostrado pela TV a respeito da violência de soldados da PM em Diadema-SP. Houve repercussão internacional e não se fala em outra coisa. No entanto o que me preocupa é que não ficamos tão chocados com a violência maior que nos é imposta e aceita, todos os dias. Nossos bolsos são violentados, nossa mesa saqueada, nossa saúde sem remédio e assistência, nossa educação cada vez pior, nossos irmãos sem teto, sem moradia e sem dignidade. E o que fazemos? Nada!
Para que escândalo maior? Enquanto isso acontece os nossos ‘‘representantes’’ estão mais preocupados com seus proventos, mordomias, reeleição, etc. Quer mais violência do que usar nosso dinheiro para pagar escândalos de precatórios etc., enquanto temos milhares de crianças passando fome e a maior parte da população na mais absoluta miséria? E o que dizer a essas ‘‘pessoas’’ quando se cobra educação, enquanto nem escolas suficientes temos para os que querem estudar?
Isso tudo envergonha e me faz chorar! Onde estão os representantes dos direitos humanos para nos defender, cobrar? Talvez pedir um basta à violência, fome, miséria e ignorância. Não seríamos nós esses representantes?
- SUELI SANTOS DA SILVA, Londrina
Biblioteca
A Biblioteca do Professor foi inaugurada há dois anos na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, contando com mais cinco núcleos vinculados à Secretaria de Educação do município. É um projeto de iniciativa do Ministério da Educação, que visa fomentar a discussão, reflexão e o aprimoramento do professor. É um espaço criado para dar apoio técnico e pedagógico, seguindo as orientações do programa de Qualidade Total voltado para a educação.
Atualmente possuimos um acervo de aproximadamente 1.600 livros e 200 fitas gravadas do programa TV Escola. Este número de livros e fitas é insuficiente para atender todos os professores da rede de ensino e além deste problema existe a necessidade de conseguirmos verbas para patrocinar palestrantes que virão falar sobre temas relacionados a assuntos que nossos professores precisam conhecer a fim de melhorar a qualidade do nosso ensino. Pessoas e empresas interessadas em contribuir doando livros ou patrocinando um palestrante devem entrar em contato com a Biblioteca do Professor. Ajude a construir um Brasil de Qualidade Total.
- ANICE AL CHAAR, Londrina
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato. O jornal se reserva o direito de resumi-las, se ultrapassarem 15 linhas.

mockup