O leitor escreve





Pizzatto
Em relação à notícia ‘‘Pizzatto é tachado de oportunista’’, publicada na Folha no dia 16, esclarecemos o seguinte: o deputado Luciano Pizzatto, independente da luta de outros parlamentares, realmente está lutando pelos interesses do Litoral, e infelizmente o prefeito de Paranaguá, que não faz parte da Associação Paraná-Litoral, que congrega os municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba, talvez desconheça a luta permanente daquele parlamentar.
Os prefeitos da Associação Paraná Litoral têm mantido permanente ligação com autoridades estaduais e federais através do deputado Luciano Pizzatto, inclusive eles estiveram, antes da ida do prefeito de Paranaguá a Brasília, com o deputado, em audiência com o chefe da Casa Civil, Pretextato Taborda, onde foi proposta uma série de ações, incluindo a questão do defeso e a prorrogação do pagamento das contas de luz e água dos pescadores e alguns pequenos agricultores.
Junto ao Ministério do Meio Ambiente há vários meses discutindo problema do defeso, e agora com a cólera, o deputado Pizzatto achou mais conveniente lutar por um defeso especial ou prorrogação do período de defeso, que facilitaria a liberação de salário-desemprego aos pescadores, independente de outras ações junto a outros Ministérios ou de outros parlamentares. Apoiamos toda a luta em favor do litoral sem criticar nenhum outro parlamentar, mas é fundamental resgatar a dignidade e a verdade sobre a luta do deputado Luciano Pizzatto, que não pode ser manchada por interesses pessoais. Ele é o mais votado em todos os municípios da nossa Associação, deixando claro pela vontade popular que ele merece e tem o nosso mais profundo respeito.
- HÉLIO GAISSLER DE QUEIRÓZ, Pontal do Paraná; ORLANDO CONFORTO, Morretes; EVERSON AMBRÓSIO KRAVETZ, Guaratuba; FRANCISCO CARLIM DOS SANTOS, Matinhos
Repúdio
A Sociedade Rural do Paraná, através de sua diretoria, vem a público repudiar o ato do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, que concedeu no Dia de Tiradentes a Grande Medalha da Inconfidência a sem-terra presente nas comemorações realizadas em Ouro Preto. Tal atitude denuncia completa irresponsabilidade daquele governador que premiou a violência e a ilegalidade representadas pelo MST. Como autoridade constituída, ele maculou sua função, cujas obrigações se baseiam no cumprimento da ordem e da lei, e não no agrado populista e demagógico a um movimento que deturpou os ideais de uma verdadeira reforma agrária e se transformou numa entidade politicamente espúria e danosa aos destinos da Nação.
Aos que escolheram conturbar a ordem, apropriar-se do que não lhes pertence, levar a intranquilidade ao campo por atos de vandalismo e terrorismo, não deveriam ser dados prêmios de alto significado, mas a atitude correta das autoridades para com estes deveria ser estritamente o cumprimento dos preceitos legais. Diante da irresponsabilidade do governo de Minas Gerais, a Sociedade Rural do Paraná, consigna, pois seu protesto e repúdio.
- FRANCISCO LUIZ PRANDO GALLI, presidente, Londrina
Kit de emergência
Dia desses constatamos pelos jornais que o tão famigerado kit de emergência, que nos foi imposto a comprar no início do ano, sua utilização nos veículos já não seria mais obrigatória. Mais uma vez chegamos à conclusão de que deveríamos voltar a usar o famoso ‘‘nariz de palhaço’’, tão íntimo e constante para nós, brasileiros. No entanto, o velho ditado diz que nada acontece por acaso e que, ao recebermos um limão de presente (por mais azedo que seja), devemos tirar proveito máximo, fazendo dele a mais deliciosa limonada para matar nossa sede.
Se o tal kit já não apresentava a eficácia que os desinformados políticos desejavam, devido à falta de conhecimento de como utilizá-lo pela população, pelo menos terá uma grande serventia nas mãos de quem de ofício. Aliada à Campanha do Grupo Pró-Vida, a Santa Casa de Misericórdia de Londrina está arrecadando os referidos kits em desuso, que certamente serão de grande utilidade para minorar as dificuldades encontradas pelo nosso hospital.
Com isso esperamos que o prejuízo em função da medida que nos obrigou, a toque de caixa, a adquirir esses kits de emergência (favorecendo somente alguns privilegiados), pelo menos sirva como benefício para ajudar a salvar vidas na nossa querida Santa Casa. Façamos a nossa parte.
- FÉLIX RIBEIRO, Londrina
Paz
A respeito da notícia ‘‘Universitários vão fazer manifestação pela paz no mundo’’, publicada ontem na Folha, dou total apoio à iniciativa do grupo. A legião de meninos de rua hoje é fruto da desestruturação familiar, da violência doméstica. Mais do que problemas econômicos, gerados por falsas políticas neoliberalistas, as famílias estão com problemas de desequilíbrio psicológico. Os pais, principalmente as mães, que pegam a barra mais pesada da educação dos filhos, não têm mais paciência, a labuta diária consumiu todas as doses que ainda restavam no armazém do amor, o coração, e agora a pressa está levando todos à loucura, à violência. É urgente que discutamos o assunto em profundidade. Como diz o Dalai Lama, é necessário fazermos, antes de tudo, a reforma do coração.
- LILIANA PEIXINHO, Salvador (BA)
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato e profissão/ocupação do remetente. O jornal poderá resumi-las conforme disponibilidade de espaço. Correspondência via Internet deve conter: nome completo, cidade de origem, telefone, documento de identidade e endereço eletrônico e profissão/ocupação. E-mail Folha do Paraná/Folha de Londrina: [email protected]

mockup