O Leitor Escreve
O Leitor Escreve
Independência, mitos e educação
Datas comemorativas e nomes de heróis sempre fizeram parte da história tradicional de países. Se, por um lado, essas datas servem para marcar acontecimentos sociais importantes, por outro lado, permitem uma abordagem apenas superficial da história. Tiradentes, como todo herói encarnado, não lutou sozinho, não possuía a ingenuidade de uma criança e a bravura de um guerreiro. Ele era comum, de carne e osso, com virtudes como todos e defeitos como tantos. Isto não significa que se deve contestar a importância do herói da Inconfidência Mineira e sua luta em prol da independência do nosso país, mas sim a utilização de sua figura a serviço de interesses privados e que a história, enquanto memória, tratou de imortalizar.
O papel do professor não pode se limitar a uma simples constatação desse momento histórico, mas da desmitificação das verdades sempre relativas, pela sua parcialidade. Para o educador em geral, a importância de se interpretar e transmitir o fato social implica na busca de um conhecimento que permita entender criticamente a realidade atual, na qual, pode-se observar, como os meios de comunicação de massa criam mitos e heróis, com o objetivo de manipular a vontade e os anseios populares. Desta forma conseguem falsear a realidade e legitimar a dominação política e econômica sobre a imensa maioria da população.
Para alcançar este objetivo proposto, o profissional de educação deve estar preparado para utilizar todos os recursos disponíveis, a fim de reverter esse processo. Para isto, é preciso, mais do que nunca, conscientizar toda a população sobre quem é o verdadeiro herói de nossa história, e que a educação é um dos meios mais importantes para se conquistar a independência e cidadania. Em primeiro lugar, é necessário ter consciência de que a educação não se efetiva somente em sala de aula. Torna-se, então, de fundamental importância a extensão do processo educativo junto às várias instituições sociais, que também se devem comprometer em transmitir os valores que permitem ao indivíduo viver em sociedade, pois entende-se, hoje, que a escola, como principal núcleo educacional, não dá conta, por si só, de resolver todos os problemas.
- JOÃO VITORINO DA COSTA, servidor público, Londrina
Paranaprevidência
Sobre a notícia Entidades discutem criação de novo modelo de Previ, publicada ontem: o Fundo de Previdência pretendido pelo governo do Paraná, se não for votado logo, terminará por se inviabilizar. É grande a fila de interessados em aproveitar o momento para emendar uma vantagem para os amigos do rei ou para aqueles que podem pressionar o rei de alguma forma. Estou deprimido e fico a me perguntar quem são estas pessoas que tanto necessitam deste exclusivismo. Será que nos momentos em que recostam suas cabeças no travesseiro e contabilizam o sucesso que aquinhoaram em suas vidas, estes detalhes são somados a suas glórias e ao desempenho profissional que tiveram ou que ainda têm? Que espécie de cultura transmitiremos para as novas gerações, de onde virá o exemplo de virtude cidadã?
- LUIZ CARLOS MALINOWSKI, Campo Largo
Remédios (1)
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) deixou vencer 3 toneladas de remédios (notícia publicada ontem em Folha Cidades). Aliás, os profissionais envolvidos na questão estão cansados de saber de casos desta natureza, mas só se pronunciam depois da bomba estourada. Convivem com a penúria dos doentes, mas fecham os olhos ignorando uma solução. Sou pelo afastamento imediato de todos os envolvidos até que o caso seja apurado. Isso é crime. É um atentado contra a economia e, muito mais: contra vidas humanas. Pelo afastamento, já.
- ALBERTO ROMEU PEREIRA, jornalista, Cuiabá
Remédios (2)
É revoltante. Num país como o Brasil, em que domina a carência total na área da saúde, burocratas do governo deixam perder 3 toneladas de remédios. O que nos entristece é que, embora a imprensa denuncie, nada acontece aos culpados. Este fato merece rígido inquérito e após a apuração e conclusão dos fatos resulte na demissão dos culpados, não importando se funcionário estadual ou federal. Fico triste ao saber que ninguém será punido e que em breve o acontecimento se repetirá em outros Estados.
- CLAUDIO APARECIDO VOLPE, Mandaguari
Remédios (3)
Esta briga entre Secretaria da Saúde e Ministério da Saúde parece ser antiga. A saúde do povo às bulhufas. Acontece de a população procurar remédios nos postos de saúde e não encontrar o que pode amenizar seu mal. O remédio que está faltando nestas prateleiras devem estar nestas toneladas inúteis. Continuam brincando de administrar e com a nossa paciência.
- JESUÍNO WALDEMAR DE SOUZA, Assaí
Ippul
Agradeço ao Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) pela execução da sinalização no cruzamento das ruas Alfredo Batini e Sorocaba, solicitada via e-mail através da home-page da Prefeitura. Naquele local estavam ocorrendo vários acidentes, e com certeza tal medida contribuirá para a sua redução. Demorou um pouco, mas valeu a atenção dispensada aos moradores do Jardim San Remo.
- ALVARO JOSÉ MANCHINI, Londrina
Prêmio Destaque
Por iniciativa dos vereadores Roberto Kanashiro, Antenor Ribeiro e Beto Scaff, congratulamo-nos com o sr. João Milanez, presidente da Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (Adetec), pela realização do jantar anual da entidade para outorga do Prêmio Destaque Tecnológico/98, dia 17.
- RENATO SILVESTRE ARAÚJO, presidente, e JORGE SCAFF, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Londrina
Correção
- O jogo entre Grêmio/Aguativa e Mackenzie pelo Campeonato Nacional de Basquete Masculino teria início ontem às 20 horas no Ginásio Moringão, em Londrina, e não às 21 horas como foi noticiado na primeira página de ontem.
- O partido do deputado federal José Borba é o PMDB e não PTB, como foi publicado na página 7 do primeiro caderno de ontem.
- As cartas devem ser datilografadas e assinadas e vir acompanhadas da fotocópia de documento de identidade, endereço e telefone para contato e profissão/ocupação do remetente. O jornal poderá resumi-las conforme disponibilidade de espaço. Correspondência via Internet deve conter: nome completo, cidade de origem, telefone, documento de identidade e endereço eletrônico e profissão/ocupação. E-mail Folha do Paraná/Folha de Londrina: [email protected]





