No dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe celular nas escolas, medida que busca melhorar a performance dos estudantes, o governo federal divulgou as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e as notícias referentes ao desempenho dos alunos poderiam ser bem melhores.

A notícia que mais chamou atenção foi a queda brusca no número de redações com nota mil. Apenas 12 estudantes conseguiram desempenho máximo. É o menor número de participantes com essa nota já registrado no exame. No último Enem, por exemplo, 60 pessoas tiveram mil na redação.

E entre os 12 melhores colocados deste ano, há apenas um aluno de escola pública, de uma cidade de Minas Gerais. Todos os demais estudaram na rede particular, apontando claramente a desigualdade entre educação pública e privada.

Além de Minas Gerais, as notas mil vieram de participantes de nove estados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. O tema da redação do Enem 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o governo vai se debruçar sobre os resultados e pensar em ações políticas que possam melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros. Um ponto positivo revelado pelos resultados do Enem foi em relação à média geral dos candidatos, que passou de 543 para 546 pontos.

A disciplina que ajudou a levantar a média geral foi linguagens e códigos. Já as notas caíram em ciências humanas, ciências da natureza e matemática. O Enem deste ano teve mais de 4,32 milhões de inscritos em todo o país, um aumento de 9,95% em relação a 2023.

Por que o baixo desempenho dos estudantes na redação é tão preocupante? A resposta é simples: a redação é um instrumento que mostra a capacidade de expressão, argumentação, debate e reflexão crítica dos estudantes. Estamos falando de habilidades importantes para o exercício da cidadania e também para o desempenho na profissão escolhida, independentemente da área do conhecimento. O fato de a educação básica não estar conseguindo oportunizar que os jovens brasileiros conquistem tais habilidades é uma falha que precisa ser corrigida com urgência.

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