Novos lotes de concessão de rodovias
Mais um passo para a realização de investimentos nas estradas do Paraná foi dado nessa semana
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sábado, 07 de setembro de 2024
Mais um passo para a realização de investimentos nas estradas do Paraná foi dado nessa semana
Folha de Londrina
Mais um passo para a realização de investimentos nas rodovias do Paraná foi dado nessa semana. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou na quinta-feira (5) a publicação dos editais de concessão dos lotes 3 e 6. As datas previstas dos leilões na B3, em São Paulo, são, para o Lote 3, 12 de dezembro, e para o Lote 6, 19 de dezembro. Os editais já passaram pela aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). O período de concessão é de 30 anos.
Quem mora no Norte do Paraná será impactado diretamente pelas intervenções no Lote 3, que faz parte da Malha Norte, abrange 22 cidades e faz a ligação da região de Londrina com o eixo rodoviário da BR-277, para chegar até o Porto de Paranaguá.
Esse lote envolve 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. A previsão do governo estadual é que a concessionária vencedora do leilão invista R$ 16 bilhões em obras e serviços operacionais.
As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.
O plano prevê 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. Entre as obras também estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376 e com 13,8 quilômetros de extensão. A região também deve ganhar o Contorno de Arapongas, conectando dois trechos da BR-369, totalizando 10,11 quilômetros, além do Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.
Já Ponta Grossa deve ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão.
Outra obra emblemática prevista é a área de escape na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, que deve ser construída na altura do km 305 da BR-376.
Ao todo, os dois lotes somam mais de 1,2 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, passando pelas regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí e Norte (Lote 3) e Centro-Sul, Oeste e Sudoeste (Lote 6). São 32 municípios envolvidos no Lote 6.
Os editais devem prever investimento estimado de R$ 35,8 bilhões nesses trechos, o que inclui as obras e os serviços operacionais e de manutenção. Serão mais de 500 quilômetros de duplicações, sete contornos, interseções que serão remodeladas ou construídas do zero, além de terceiras faixas, passarelas para pedestres, áreas de escape e paradas de descanso. Ambos os lotes contemplam ainda a construção de ciclovias, passagens de fauna e instalação de pontos de ônibus, passarelas e áreas de escape.
As obras são esperadas pelos paranaenses que circulam pelas estradas do estado. Principalmente porque ainda paira no ar o trauma de mais de duas décadas com o famigerado Anel de Integração. Por mais de duas décadas, entre 1997 e 2021, o programa de concessão anterior ficou marcado por queixas dos usuários em relação ao alto valor das tarifas e a contrapartida quase inexistente das empresas, uma vez que muitas obras nas rodovias paranaenses não saíram do papel.
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