Londrina - Os empresários de Londrina e região que pretendem contratar ou promover algum funcionário podem contar com uma nova ferramenta. Trata-se dos Estudos dos Vetores de Atividade (EV@), cujo objetivo é recrutar, selecionar e avaliar profissionais de diferentes áreas. O método -que identifica o comportamento das pessoas por meio de uma análise de competências-, promete indicar o profissional mais adequado para cada cargo e o que atende às reais necessidades da organização. É possível traçar 278 perfis distintos, além de medir a flexibilidade, compatibilidade, motivação, liderança, energia intelectual, iniciativa, dentre outros fatores.
A novidade, que está sendo implantada pela Labor Trabalho Temporário, é aplicada via internet, sendo de fácil interpretação e de baixo custo. O diretor da Labor, Silvio Lopes, também destaca a rapidez da avaliação, que dura no máximo dez minutos. Ele explica que o EV@ concede informações essenciais para os gestores de Recursos Humanos tomarem as decisões corretas. "A empresa deve traçar o perfil do funcionário desejado e buscá-lo no mercado através de avaliação da EV@", destaca.
O método foi desenvolvido em São Paulo há mais de 20 anos. O criador da EV@, o consultor de RH Erio Vergani, explica que ele pode ser aplicado de forma presencial ou a distância, permitindo a comparação direta entre pessoas ou cargos.

mockup