Até há alguns anos, falar da saúde dos homens não era um tema tão fácil de ser abordado como hoje em dia. Mas as coisas mudaram, ou vêm mudando. Prova disso é a ação que a Secretaria de Saúde de Londrina realiza neste sábado (25), colocando à disposição do público masculino 11 UBS (Unidades Básicas de Saúde). Elas estarão abertas das 8h às 14h para atender os homens, como uma das ações de incentivo ao programa Novembro Azul, que destaca a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os especialistas concordam que infelizmente os homens são mais resistentes em procurar ajuda médica, como ressaltou em entrevista à FOLHA o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Irão atender os interessados os postos de saúde do Vivi Xavier, Cabo Frio e Maria Cecília, na zona norte; Ouro Branco e San Izidro, sul; Ernani Moura Lima e Vila Ricardo, leste; Bandeirantes, oeste; CSU (Centro Social Urbano) e Centro, na área central; e distrito de São Luiz, na zona rural.

No total são 500 vagas ofertadas a partir de um agendamento pelo site da prefeitura. Até o início da tarde desta sexta-feira (24) ainda havia 150 a serem preenchidas, dando uma previsão otimista de que a população responderá positivamente a ação. A ideia da abertura no sábado é justamente facilitar a vida dos homens que durante a semana têm dificuldades para ir a uma unidade de saúde.

Serão oferecidas consultas médicas, exames e atualização de vacinas, além de testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, coleta de escarro de sintomáticos respiratórios para tuberculose e abordagem do tabagista. “Doenças detectadas no início, como câncer de próstata, tem cerca de 90% de cura”, lembrou o secretário.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens no País, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Na fase inicial, a doença não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Esse é o objetivo do Novembro Azul, sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a busca por avaliação médica e orientação de um profissional habilitado é a melhor forma de evitar o câncer de próstata ou outras doenças que possam vir a se manifestar.

O recado para os homens é simples e objetivo: não permita que o preconceito e o descuido prejudiquem a sua saúde!

Obrigado por ler a FOLHA!