É uma data especial e não pode passar em branco. Mas assim como foi em maio, no Dia das Mães, o Dia dos Pais será celebrado de maneira diferente em muitas casas brasileiras. Grandes almoços de família dando lugar a encontros virtuais, o distanciamento social sendo respeitado principalmente para os pais, avôs e tios que pertencem ao grupo de risco.

Em algumas famílias, será a primeira vez que filhos e pais passarão separados, mesmo morando na mesma cidade. Quem trabalha em hospitais, na linha de frente do combate à Covid-19, terá que esperar mais um pouco para abraçar seus idosos.

Mas é preciso ficar claro que o distanciamento social não pode ser sinônimo de isolamento emocional. Nessa hora, um telefonema, pelo menos, é fundamental para diminuir a saudade e a angústia da separação.

Nesse domingo, muitos filhos choram a saudade dos pais que morreram devido à complicação do coronavírus. Mas muitos pais que vencerão a doença passarão a data valorizando ainda mais a relação com a família.

A FOLHA entrevistou dois homens que venceram a Covid-19, passaram pelo medo das consequências da doença desconhecida, pela insegurança e pela saudade dos filhos nos 14 dias de isolamento total (tempo de contágio). Neste domingo, será um dia de abraços e de refletir sobre quanto é preciosa a vida.

Nesse momento economicamente difícil, os comerciantes sabem que as vendas não devem repetir o resultado de agosto de 2019 ou 2018. Mas a flexibilização do horário do comércio, que se estendeu na quinta, sexta e sábado dá ânimo aos empresários.

Uma coisa já se percebeu. Com a mudança de hábitos imposta pela pandemia, itens de consumo ligados ao lazer e entretenimento fora de casa deram lugar a objetos de grande interesse para quem passa boa parte dos dias no lar, junto da família.

As pessoas querem estar próximas e o aconchego da casa traduz muito esse desejo. A saudade torna os laços familiares ainda mais urgentes. Que na ausência do beijo e do abraço, pais e filhos possam reinventar a forma de se encontrar sem perder a admiração, o carinho e o amor.

A FOLHA deseja que os pais tenham um domingo muito feliz!